27/11/2012

CONHEÇA ALGUMAS INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE BRASÍLIA




Brasília começou a ser planejada e desenvolvida em 1 956.

Foram desenhados diversos “planos-pilotos” antes da aprovação do projeto do urbanista Lúcio Costa. No formato de avião, o Plano Piloto de Costa levava em conta o relevo da região e o contorno do Lago Paranoá.

Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

Brasília é uma das unidades do Distrito Federal que, vale lembrar, é dividido em regiões administrativas (o que equivalente a municípios). As mais conhecidas regiões administrativas são: Gama, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Paranoá.

Você sabia que os moradores de Brasília não elegem prefeito? Lá, só existe voto para deputado, senador, governado e presidente. Se é assim, quem ocupa o lugar do prefeito? O governador do Distrito Federal.

Brasília abriga 124 embaixadas estrangeiras.

Os brasilienses também costumam ser chamados pelo apelido de candangos.

Em 1 956, o governo de Juscelino Kubistchek criou uma empresa chamada Novacap com o objetivo de construir a nova capital do Brasil.

As celebrações de inauguração da cidade começaram com uma missa, seguida de discursos, baile e muita festa. Conta-se que Juscelino Kubistchek chorou durante a missa de inauguração.

A inauguração da nova capital foi saudada pelo então papa João XXIII através do rádio.

Em seus primeiros dias, Brasília atraiu dezenas de turistas que, vindos de ônibus de várias partes do país, queriam conhecer a nova capital.

O lago Paranoá nasceu do represamento de um rio da região, chamado rio Paranoá.

CLIQUE AQUI e veja mais curiosidades sobre esse e outros assuntos em nosso novo blog.

Você sabia que algumas filiais do McDonald´s no mundo vendem mingau, sopa e macarronada? Para acessar essa e outras curiosidades selecionadas pelo Mais Que Curiosidades, clique aqui.

Clique aqui para conhecer a nossa página no Facebook.

10 comentários :

Anônimo disse...

Faltou mais curiosidades interessantes: Tem construções belíssimas, pessoas normalmente muito educadas, com sotaque (ou a falta dele) muito bonito de se ouvir, e mesmo assim as pessoas associam a cidade à pessoas desonestas , escândalos e falcatruas, tudo por causa da política.

Eric Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eric Mendes disse...

Algumas correções: Na 4ª curiosidade há um equívoco, pois as RA's (regiões administrativas) estão mais próximas de serem bairros de Brasília, que equivale por sua vez ao papel de município, mas a Constituição proíbe expressamente que o DF não pode ser dividido em municípios.

5ª curiosidade: Em Brasília as RA's não possuem prefeitos, mas possuem administradores regionais, porém não são escolhidos pela população, e sim pelo Governador do DF.

14ª curiosidade: MIGRANTES seria a palavra mais apropriada, pois IMIGRANTES referem-se a pessoas de outros países. Já MIGRANTES é que são pessoas que MIGRAM pra outras regiões, mas de um mesmo país.

Outra curiosidade sobre a Catedral Metropolitana: Oscar Niemeyer a desenvolveu para que tivesse um formato de uma flor desabrochando.

Gostei bastante das curiosidades. Parabéns!

Saudações de um candango! kkk' :D

Anônimo disse...

jatene fede MUITO

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

legal me ajudou muito mas a coisas erradas

MARIA EDUARDA disse...

obrigado ! pois vcs me ajudaram em um trabalho valendo 5.0 pontos , e se tiver errado vcs vão ver comigo !!!
escutaram ? vcs vão se ver comigo !
obrigadinha !!!

Anônimo disse...

A Catedral de Brasília tem um formato de cálice e não de uma flor desabrochando, nada a ver.

Dinalva Santana disse...

Adorei

Anônimo disse...

eu achei meio ruim pois a informações bostas