08/05/12

25 CURIOSIDADES SOBRE AS FORMIGAS



Existem mais de 10.000 espécies de formigas.

Todas as espécies se agrupam em uma única família: a das formicidae.

Os ancestrais das formigas surgiram há mais de 100 milhões de anos, no período Cretáceo.

As formigas estão distribuídas por todas as regiões do planeta, com exceção dos pólos.

Tal como a sociedade das abelhas, a das formigas é organizada por tarefas: a de obreira, de soldado, de operário e de rainha.

A reprodução fica à cargo da rainha, que vive dentro do formigueiro e é maior do que as demais formigas.

Uma operária vive sete anos e uma rainha, em média, 14 anos.

A maior formiga do mundo é a africana, com 5 cm. Entre as espécies pré-históricas, existiu uma com 6,5 cm.

Cientistas calculam em 10.000.000.000.000.000 o número de formigas na Terra.

Uma colônia de formigas (ou formigueiro) pode ter até 100.000 membros.

O Brasil é um dos países com maior número de espécies de formiga: 2.000.

Uma das espécies que convivem com o homem é a formiga fantasma. Ela vive em residências, normalmente em buracos nas paredes, atrás de azulejos e em rodapés.

A içá (também conhecida como tanajura) é bastante consumida no interior de São Paulo e de outros estados, normalmente torradas e servidas com farinha de mandioca.

Em algumas cidades, o povo usa uma infusão de saúva com cachaça para tratar reumatismos.


Clique aqui para ler o restante do texto.

Você sabia que 90% dos gases responsáveis pelo "pum" vêm de nossa boca? E que apenas 10% dos gases que soltamos se formam no intestino grosso? Se quiser ver outras curiosidades incríveis, basta clicar aqui.

Se quiser ver mais curiosidades sobre esse e outros assuntos no Facebook, clique aqui.

11 comentários:

Anônimo disse...

muito maneiro o blog, li varios temas, seria legal se o autor fizesse topicos sobre os outros times cariocas tambem.

.:: PORQUE O MUNDO DA VOLTAS ::. disse...

Adorei o site me foi mto util para o trabalho escolar de meus filhos.
Mto obrigada

Anônimo disse...

precisei procurar o que acontece com o macho depois do acasalamento e aqui encontrei obrigado







Anônimo disse...

este site ajudou no trabalho de meu adoravel filho

Anônimo disse...

eu achei eteresante por que eu não sabia que as formigas tem seu propio veneno

Anônimo disse...

Essas informações vão me ajudar na lição. Obrigado. Bruno, 2ºinicial, 7 anos.

Anônimo disse...

eu gostei porque eu vi que tem milhões de es peses de formigas

Anônimo disse...

voce sabia que as formigas são primas das abelhas?


Maria Eduarda e Milena, 07 anos.























Anônimo disse...

As formigas são muito inteligentes, Yuri, 2ºinicial, 8 anos.

Anônimo disse...

Mto legal,tava procurando algumas curiosidades pro meu trabalho e achei o que eu qria...muito bom XD

Eliene Santos da Silva disse...

Estava buscando curiosidades com uma linguagem clara e precisa para trabalhar com crianças de quatro anos.Achei tudo que precisava para enriquece o meu trabalho.Estou muito grata.