01/03/12

100 INTERESSANTES CURIOSIDADES SOBRE A EUROPA


O nome Islândia significa algo como “Terra do Gelo”. À propósito, o nome do país em inglês é Iceland.

Apesar de pertencer oficialmente a Europa, a Islândia se localiza numa região próxima da América do Norte.

A islandesa Reikjavik é a capital mais setentrional (mais ao Norte) do mundo.

Sverige (Suécia) vem de Svearike, que significa Reino de Svear, povoado que ocupava o país no século IX

Chamada de Cruz Nórdica, a cruz da bandeira sueca esta também presente nas bandeiras de Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia.

Países como Finlândia, Dinamarca e Noruega já fizeram parte da Suécia.

A última guerra em que a Suécia se envolveu foi em 1814 contra a Noruega.

A Suécia foi o primeiro país da Europa a imprimir dinheiro em notas.

Como em alguns países da Europa, os suecos não costumam usar cortinas em casa. É muito comum encontrar casas sem cortinas e... saber tudo o que acontece lá dentro.

Existem 187 mil lagos e 180 mil ilhas na Finlândia. Somados aos cursos de água, os lagos ocupam mais de 10% da superfície do país.

A sauna é praticamente uma instituição finlandesa. Existem cerca de 3 milhões de saunas para uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. O mais curioso é o campeonato mundial de sauna, realizado todos os anos na cidade de Heinola, perto de Helsinque. A competição é simples: ganha quem consegue ficar mais tempo numa sauna a temperaturas que podem chegar a 110º C.

Você sabia que o finlandês não se parece nem um pouco com a maior parte das línguas européis (diga-se, as línguas eslavas, germânicas e latinas)? Pertencente ao grupo de línguas fino-úgricas (ou ugro-finês), o finlândes se assemelha mais ao estoniano e ao húngaro.

O famoso bacalhau do Porto – muito consumido pelos brasileiros na Páscoa – é, na verdade, pescado na Noruega.

Você sabia que o prêmio Nobel da paz é concedido em Oslo, na Noruega? Os demais são entregues em Estocolmo, na Suécia.

Localizada na América do Norte, a Groelândia é um Estado autônomo ligado à Dinamarca. A Chefe de Estado é a rainha dinamarquesa Margarida II. Aliás, “groelândia” significa “terra verde” em dinamarquês.

A Dinamarca é um dos poucos países da União Européia a não adotar o Euro. A moeda local é a Coroa Dinamarquesa.

A bebida típica da Dinamarca (assim como de toda a Escandinávia) é o aquavit, uma espécie de destilado de batata.

Os alemães são um dos maiores consumidores per capita de cerveja do mundo. Cada cidadão consome, em média, 112 litros da bebida por ano. As variedades de cerveja mais comuns por lá são: Helles, Weizen, Kölsch, Alt, Pilsner, Export e Bockbier. Um detalhe: existem mais de 1.200 cervejarias ativas e 5.000 marcas de cerveja no país.

Os alemães também são grandes consumidores de pães. Só para se ter uma idéia, existem 400 variedades de pães e 1.200 tipos de pãezinhos no país.

Se você ficou impressionado com a variedade de cerveja e de pão, veja só essa: existem mais de 1.500 tipos de salsicha na Alemanha.

Segundo a Federação Alemã de Fubetol, existem mais de 25.000 clubes no país, com cerca de 6 milhões de membros.

A Holanda é extremamente plana (praticamente não possui montanhas) e 40% do país fica abaixo do nível do mar.

Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos e uma das mais influentes metrópoles do mundo, foi fundada em 1624 por holandeses. A cidade foi batizada de Nova Amsterdã e só mais tarde recebeu o nome atual.

O município brasileiro de Holambra (derivado da junção de Holanda, América e Brasil), no estado de São Paulo, recebeu esse nome em virtude de uma colônia holandesa que estabeleceu na região. Holambra é um dos maiores produtores de flores (inclusive tulipas) do Brasil.

O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Chama-se Wilhelmus e foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência da Holanda) e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.

Por que a camisa da seleção holandesa de futebol é laranja? Simples, o laranja é a cor da dinastia de Orange (laranja, em português), da família real da Holanda, que começou em 1544 e continua até hoje com a rainha Beatriz. Detalhe: o país é uma monarquia parlamentarista.

A cidade de Waterloo, onde Napoleão Bonaparte perdeu sua última batalha, fica na Bélgica, a poucos quilômetros de Antuérpia.

Que chocolate suíço que nada!! O melhor chocolate do mundo é o belga. Os chocolates das marcas Leonidas e Godiva são considerados verdadeiras e irresistíveis jóias.

Os belgas adoram vinho e são loucos por cerveja. Existem tantos tipos e tantas marcas de cerveja no país (enquanto alguns dizem que são mais de 1.500, outros juram ser 750) que daria para tomar uma por dia durante dois anos sem repetir a marca. As mais conhecidas são Duvel, Jupiler, Leffe, Alken Maes, Hoegaarden e Stella Artois (esta última bastante conhecida dos brasileiros).

Cada variedade de cerveja belga é servida num copo apropriado, inclusive as trapistas. Aliás, você já ouviu falar em cerveja trapista? É um tipo de cerveja produzida em mosteiros por monges.

Os belgas sempre foram conhecidos como grandes lapidadores de diamantes. Os diamantes lapidados em Antuérpia são considerados os melhores e mais bonitos do mundo.

O nome Inglaterra vem de “Eng Land” (England), que significa “Terra dos Anglos”. Para quem não sabe, os anglos foram uma das tribos de etnia germânica que ocuparam a parte sul da ilha da Grã-Bretanha no final da dominação romana.

Londres é a capital da Inglaterra (e da própria Grã-Bretanha). É também a cidade mais populosa, com mais de 7 milhões de habitantes.

Londres foi fundada pelos romanos com o nome de Londinium no ano de 43 d. C.. Não existe consenso sobre o significado da palavra Londinium, mas alguns estudiosos acreditam que seja “seguindo o rio”. Importante: Londinium foi capital da província romana da Britânia.

Londres é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, rivalizando com Metrópoles como Nova York, Los Angeles e Paris. Lá é possível encontrar dezenas de comunidades: norte-americanos, franceses, latinos, árabes, indianos, chineses, paquistaneses, gregos, negros, caribenhos e judeus, entre outras.

Ao contrário do que muitos pensam, o lendário rei Arthur nunca foi rei da Inglaterra. Isso por que no tempo em que ele governou não existia o país que hoje chamamos de Inglaterra.

Assim como em todo o Reino Unido (e em alguns países como Austrália e Japão), o trânsito inglês flui na direção contrária ao nosso e o volante fica no lado direito dos automóveis.

Um dos santos padroeiros da Irlanda é Saint Patrick (São Patrício). Comemorado em 17 de março, o St. Patrick’s Day é feriado na Irlanda. Aliás, também é feriado em cidades com forte presença de irlandeses e descendentes, como Nova York.

Por falar em feriado, você sabia que existe na Irlanda um feriado chamado Bloomsday, comemorado em 16 de junho? O Bloomsday foi criado com a intenção de homenagear o livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. É o único feriado em todo mundo dedicado a um livro.

A expressão Trick or Treat (“gostosuras ou travessuras”) se originou na Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, só que vestidas com roupas extravagantes.

Apesar de possuir menos gente do que a cidade de São Paulo, a Suíça é um país densamente povoado, com 186 hab./Km2. A explicação é simples: além de ser pequena, a Suíça é montanhosa. Os Alpes Suíços ocupam cerca de 60% do país.

A Suíça tem 1,11% de habitantes com mais de 100 anos, a mais alta porcentagem de centenários da Europa. A expectativa de vida atualmente é de 80 anos.

A Suíça possui quatro línguas oficiais, a saber: alemão, francês, italiano e romanche. O alemão é a língua com maior número de falantes (62% da população) e o romanche, a que possui o menor número (menos de 1%).

Você sabia que o romanche é uma língua de origem latina parecida com o português?

A democracia é super respeitada e o referendo, uma mania nacional suíça. Ainda existem cantões onde os moradores realizam votações em praça pública.

A famosa Guarda Suíça do Vaticano nasceu de uma solicitação de proteção feita em 1503 pelo Papa Júlio II a nobres suíços. A Guarda foi formada em 1506 e, desde então, responde pela vigilância da Basílica de São Pedro e todo o território do Vaticano.

A Áustria foi parte de um imenso império, que aglutinava diversos países: Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Eslovênia. Chamado de Império Austro-Húngaro, ele se dissolveu em 1918, com o fim da I Guerra Mundial.

O ditador alemão Adolf Hitler nasceu na Áustria. O país foi anexado pela Alemanha nazista em 1938 e só reconquistou a independência no final da Segunda Guerra Mundial.

As três cores da bandeira da França simbolizam os ideais da Revolução Francesa Liberdade (Liberté), Igualdade, (Égalité) e Fraternidade (Fraternité). Representam também o poder legislativo, o executivo e o povo.

Chamado de A Marselhesa (La Marseillaise), o hino nacional da França foi composto em 1792 por um oficial do exército chamado Claude Joseph Rouget de Lisle. Recebeu esse nome por ter sido popular entre as unidades do exército de Marselha durante a Revolução Francesa.

A França é o país mais visitado do mundo, recebendo por volta 82 milhões de turistas estrangeiros anualmente.

Você sabia que o autêntico champanhe (que, na verdade, é uma espécie de vinho espumante) é produzido na região de Champanhe-Ardenne, na França?

Queijos. Os franceses são grandes produtores e consumidores do produto. Existem mais de 400 variedades do produto no país. Alguns dos mais conhecidos: Camembert, Roquefort, Brie, Caprice des Dieux e Raclette.

Os franceses desconhecem o nosso pãozinho francês. A receita surgiu no início do século 20, na época da I Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros ricos que voltavam de viagem a países da Europa, provavelmente inspirados pela baguette francesa. Ela só surgiu no início do século XX e difere da receita do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

Enquanto o brasileiro tem o costume de comer pão francês no café da manhã, os italianos mantém o de comer brioches. O brioche é uma espécie de pão doce recheado com creme.

O Panettone surgiu em meados do século XVII na região da Lombardia. Existem inúmeras versões para a sua origem. Uma das mais aceitas é a do padeiro Toni de Milão. Toni preparou um pão com massa doce e leve. Acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Foi daí que nasceu o Pane Di Toni, que mais tarde passou a chamar-se panettone.

Os antigos hebreus, babilônios, fenícios e árabes já comiam alimentos parecidos com a pizza. Em relação à pizza moderna, ela foi criada em 1889 pelo pizzaiolo Raffaele Esposito durante uma visita do Rei Umberto I e da Rainha Margherita a cidade de Nápoles. O nome, portanto, é uma homenagem à rainha. A Margherita possui as cores da bandeira italiana: verde (manjericão), branco (mussarela) e vermelho (tomate).

A legítima mussarella (em italiano, mozzarella) italiana é produzida com leite de búfala.

Apesar de ter nascido há mais de dois mil anos, a mortadela é considerada o mais legítimo embutido italiano. Preparada com a paleta do porco, a mortadela bolonhesa é considerada a mais autêntica. Fãs do embutido, os italianos elegeram até uma Rainha da Mortadela: a atriz Sophia Loren. A escolha foi realizada em 1971, quando ela estrelou La Mortadella, filme dirigido pelo diretor Mário Monicelli.

Criada por imigrantes italianos, a linguiça calabresa não tem similar na Itália. Ela recebeu o nome da pimenta usada na sua composição. Por falar nisso, a linguiça é chamada na Itália de salsiccia.

O Brasil foi um dos países que mais receberam imigrantes italianos. Calcula-se que mais de 25 milhões de brasileiros tenha origem italiana, a maioria de imigrantes vindos das regiões do Vêneto, Campânia, Calábria, Lombardia e Abruzzo.

A cor azul da camisa da selecão italiana de futebol é a cor da monarquia – apesar da Itália não ser mais uma monarquia.

Dos 10 menores países do mundo, cinco estão na Europa. São eles: Vaticano, Malta, Liechtenstein, San Marino e Mônaco.

Com apenas 900 habitantes, o menor país do mundo é o Vaticano.

Mônaco é um país tão pequeno que algumas residências tem a sala em Mônaco e o quarto na França.

O maltês, língua falada em Malta, é uma mistura de árabe com italiano.

Ao contrário do resto do continente, alguns países da Europa possuem populaão majoritariamente muçulmana. São Bósnia-Herzegovina, Albânia e Kosovo.

Sabe por que os portugueses são chamados de lusitanos? Por causa dos lusitanos, um conjunto de tribos que habitava a região do atual Portugal desde a Idade do Ferro.

O Reino de Portugal foi criado em 1143, com fronteiras definidas em 1249, o que faz de Portugal o Estado-Nação mais antigo da Europa.

Não se sabe se é lenda ou se é realmente verdade, mas dizem que o famoso chá da cinco foi introduzido na Inglaterra por uma monarca de origem portuguesa: Dona Catarina de Bragança. Aliás, também é muito difundida a história de que o bairro novaiorquino do Queens recebe esse nome em homenagem a mesma Dona Catarina.

Todo o mundo sabe que o sobrenome Silva veio de terras portuguesas. O que poucos imaginam é que ele é mais antigo do que Portugal. O sobrenome surgiu no tempo do Império Romano e denominava os habitantes das regiões de matas ou florestas (“silva”, em latim – o mesmo que selva). Mas por que existem tantos Silva no Brasil? Por três motivos: é muito usado em Portugal, muitos portugueses adotaram o Silva quando vieram para cá (provavelmente para manter o anonimato) e o sobrenome foi dado a milhares de escravos que foram trazidos para o Brasil.

Uma parte significativa do território espanhol foi domínio árabe-muçulmano durante 750 anos. Os árabes chamava a região de Al-Andaluz. O domínio durou até 1492, quando os reis Isabel de Castela e Fernando de Aragão expulsaram os últimos muçulmanos da Espanha.

O nome Filipinas tem a sua origem no rei Filipe II da Espanha, que também foi rei de Portugal, e deve-se ao fato da descoberta deste país constituído por mais de 7.000 ilhas no Oceano Pacífico ter sido colônia espanhola.

Nas cidades do interior da Espanha, é comum encontrarmos o comércio fechado no horário de almoço. Isso por que os espanhóis tem o hábito de fazer a sesta após a refeição. Eles almoçam e dormem pelo menos até as 2h00 da tarde.

A cidade Valência é uma das mais antigas da Espanha. Existem registros de sua existência no século II a.C.. Por causa de seus parques e jardins, Valência é conhecida como “a cidade das flores”. Outro grande atrativo são as festas religiosas como a Festa das Cruzes, Festa de Santo Antão, Festa de São José e as Festas Juninas.

Outra grande atração de Valência é o Museu de Touradas, uma instituição totalmente dedicada ao passatempo predileto de boa parte da população espanhola: as touradas.

Você sabe o que é Tomatina. É uma celebração em que as pessoas jogam tomate uma nas outras (ou seja, uma verdadeira guerra do tomate)? A Tomatina acontece sempre na última quarta-feira de agosto na cidade Buñuol, Província de Valência.

Por falar em festa, a mais famosa é a de San Fermín (São Firmino), que acontece na cidade basca de Pamplona. A atividade mais esperada pelos moradores e turistas é o “encierro”, uma corrida de touros onde muita gente (mas muita mesmo!!) sai machucada.

Um dos produtos mais consumidos na Espanha (e fácil de encontrar em qualquer mercado), é o jamón – presunto produzido com a pata traseira do porco.

Budapeste, capital da Hungria, nasceu da fusão de duas cidades: Buda e Peste.

Os tchecos são campeões mundiais de consumo de cerveja. Cada habitante consome, em média, 1.600 litros por ano.

A Romênia é o único país do leste da Europa onde a população fala uma língua de origem latina. Aliás, Romênia é o mesmo que Romana, referência a Roma.

O romeno também é falado na República da Moldávia.

A Transilvânia, terra do famoso Conde Drácula, fica na Romênia.

O país com maior número de ciganos (proporcionalmente à população do mundo) é a Romênia.

A presidente brasileira Dilma Roussef é de origem búlgara. Pedro Roussef, seu pai, nasceu na cidade de Gabrovo, no centro da Bulgária.

Os búlgaros abanam a cabeça para cima e para baixo para dizer não.

A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

As distâncias Leste-Oeste e Norte-Sul da Rússia são realmente grandes e significantes. Leste e Oeste são separados por mais de 9.000 Km de terra. A distância mínima entre Norte e Sul é de 2.500 Km e a máxima, de 4.000 Km.

Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.

O inverno russo é realmente “de matar” (pelo menos para um brasileiro acostumado ao clima tropical). As mínimas podem variar entre -20º C e -40ºC no inverno siberiano (já foram registrados -60º C). Aliás, a cidade mais fria do mundo é Yakutsk, na região da siberiana da Yakutia, onde as temperaturas podem bater na casa dos inacreditáveis -50ºC.

Você sabia que a maior floresta do mundo não é a amazônica, mas a taiga russa? Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.

Os russos utilizam o nome do pai como um nome médio e adicionam o vich (filho de) para meninos, ovna ou evna (filha de) para meninas.

Que Cristo Redentor, que nada! A maior estátua de Jesus Cristo do mundo está na cidade polonesa de Swibodzin.

Para os poloneses, a Páscoa é tão importante quanto o Natal. O comércio fecha, as famílias se reúnem e as ruas ficam vazias. Não seria exagero dizer que o país para durante as celebrações da Páscoa.

Curitiba é a segundo cidade fora da Polônia (a primeira é Chicago, nos Estados Unidos) com o maior número de descendentes de poloneses.

Atenas, capital da Grécia, é uma das cidades européias mais antigas. Ela foi fundada em 1.400 a. C..

3 comentários:

Décio disse...

Siga o https://twitter.com/#!/maiscuriosidade no Twitter e receba novas e impressionantes curiosidades todos os dias.

Anônimo disse...

Achei todas as curiosidades extremamente interessantes! Irei aproveitá-las da melhor maneira possível! Estão de parabéns os criadores deste post.

Zinid.com ( Arthur Pimentel ) disse...

tem apenas 97 curiosidades..... -.-'