02/02/12

TUDO (OU QUASE TUDO) SOBRE O FIM DO MUNDO



Para o acadêmico cristão Sextus Julius Africanus e o antipapa Hipólito de Roma, o Armagedon e o fim do mundo ocorreriam no ano 500.

Em 1 910, o respeitado jornal The New York Times chegou a publicar uma matéria segundo a qual milhões de pessoas podiam morrer em virtude dos gases do cometa Halley – que, aliás, passaria próximo ao planeta nesse ano. Milhões de pessoas entraram em pânico e outras tantas acreditaram que o fim do mundo finalmente estava chegando.

Por falar em cometa, vale lembrar o caso da seita Heaven’s Gate. Em 1 997, o seus adeptos se suicídaram por acreditarem que havia uma nave alienígena seguindo o cometa Hale-Bopp e que que o mundo acabaria logo.

O pregador norte-americano Harol Camping estava convencido de que o final (ou, nas suas próprias palavras, “Dia do Julgamento”) ocorreria em 21 de maio de 2 011. Como nada ocorreu, adiou o “Julgamento” para 21 de outubro. Nesse interím, a única coisa que aconteceu foi um derrame cerebral que quase matou Camping.

Adeptos da teoria maia sobre o fim do mundo estão aguardando o final para 21 de dezembro de 2012. Segundo eles, está escrito num monumento no sítio arqueológico maia do estado mexicano de Tabasco que o mundo acabará nessa data.

A crença na previsão maia rendeu bons lucros para Hollywood, que produziu um filme catástrofe chamado justamente de 2012. Quem também sairá no lucro será o estado de Tabasco, que prevê um aumento no número de turistas para o final de 2012.

Não foi a primeira vez que Hollywood surfou na onda do fim do mundo. Lançado em 1 998, o filme Armageddon retrata o que aconteceria se o mundo fosse atingido por um asteróide gigantesco (felizmente, tal como em 2 012, os humanos conseguem sobreviver).

A crença cristã no final dos tempos e no Juízo Final é um dos principais temas do magnífico afresco pintado pelo italiano Michelangelo Buonarroti na Capela Sistina, no Vaticano.

A crença no Juízo Final (ou “Julgamento Final” ou “Dia do Senhor”) é inspirada na Bíblia. Para os cristãos mais devotos, no final dos tempos os homens serão julgados por Deus, os mortos ressuscitarão e ocorrerá a segunda vinda de Jesus a Terra.

Afinal, qual a opinião da ciência sobre o fim do mundo? Os cientistas acreditam que o mundo realmente acabará. Mas não se descabele que não será tão logo!! A ciência prevê o fim para daqui a cerca de um bilhão de anos, quando o Sol se tornará uma gigante vermelha e “engolirá” os planetas mais próximos (diga-se Mercúrio, Vênus e Terra). O calor será tamanho que os oceanos evaporarão, as rochas derreterão e a vida se tornará inviável em nosso planeta.


Clique aqui para continuar lendo o texto.

Clique aqui e saiba quais são as 1 000 curiosidades mais incríveis do nosso blog.

Clique aqui e conheça a comunidade mais curiosa do Facebook.


Um comentário:

Anônimo disse...

belo texto
acredito no fim do mundo 21/12/2012
tomará que acabe mesmo