31/01/12

17 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE A ÁUSTRIA


Nome do país em alemão: Österreich ou Republik Österreich (República da Áustria, o nome oficial).

A Áustria é um país menor do que o estado de Santa Catarina.

O idioma oficial é o alemão.

A maior parte da população é de etnia alemã. Existem no país, no entanto, diversos grupos étnicos como croatas, ucranianos, húngaros, turcos e eslovenos.

A capital da Áustria é Viena.

A Áustria é um dos países mais ricos em PIB per capita e com melhor IDH do mundo. Viena é considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver.

A maior parte do território austríaco é montanhoso, com altitudes que variam entre 500 e 3.800 metros.

Viena é considerada a capital mundial de música erudita.

O país é membro da União Européia desde 1995.

Criada no século XII, a bandeira da Áustria é uma das mais antigas do mundo. Ela, porém, só foi adotada oficialmente em 1945.

A Áustria foi parte de um imenso império, que aglutinava diversos países: Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Eslovênia. Chamado de Império Austro-Húngaro, ele se dissolveu em 1918, com o fim da I Guerra Mundial.

O ditador alemão Adolf Hitler nasceu na Áustria. O país foi anexado pela Alemanha nazista em 1938 e só reconquistou a independência no final da Segunda Guerra Mundial.

Os setores mais importantes da economia austríaca são: cimento, produtos químicos, equipamentos elétricos, vidro, ferro e aço, artigos de couro, automobilístico, instrumentos ópticos, móveis, papel, alimentos e bebidas e têxteis

As maiores cidades austríacas são: Viena, Graz, Salsburgo, Linz e Innsbruck.

Austríacos famosos: Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig Wittgeinstein, Karl Kraus, Peter Drucker, Sigmund Freud, Robert Musil, Arnold Schwazenegger, Rainer Maria Rilke, Wilhelm Reich, Gustav Klimt, Johann Strauss, Klaus Maria Brandeauer, Stefan Zweig, Gregor Mendel, Karl Popper, Niki Lauda e outros.

Essa é para quem pretende visitar a Áustria: a capital Viena foi apontada numa pesquisa realizada pela empresa de finanças UBS no final de 2011 uma das 10 cidades do mundo mais caras para turistas.

Em compensação, Viena foi escolhida pelo jornal The New York Times (no início de 2012) um dos 45 lugares mais interessantes do mundo para ser visitado.

Nenhum comentário: