28/01/2011

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE A JOVEM GUARDA



A Jovem Guarda foi um movimento comportamental e musical dos anos 60 surgido a partír do programa Jovem Guarda, exibido nas tardes de domingo pela TV Record de São Paulo.

Aliás, a expressão Jovem Guarda começou a ser usada em 1 965 com a estreia do programa na TV Record. A origem do termo ainda é nebuloso, mas acredita-se que tenha sido tirado de um discurso de Lênin, onde ele afirmou "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada".

As maiores influências dos músicos da Jovem Guarda foram o rock norte-americano dos anos 50 e 60, o rock brasileiro do início dos anos 60 (Celly e Tony Campello, principalmente) e a febre musical dos Beatles.

O termo “iê-iê-iê” foi usado como denominação do rock brasileiro dos anos 1 960 (entenda-se Jovem Guarda). Dizia-se que Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa e toda a turma da Jovem Guarda fazia “iê-iê-iê”. Esse termo surgiu de músicas como She Loves You, em que os Beatles repetiam “yeah-yeah-yeah”.

O programa Jovem Guarda era comandado por ninguém menos que Roberto Carlos e seus amigos Erasmo Carlos e Wanderléa. A idéia de convocar Erasmo e Wanderléa para dividir a apresentação do programa partiu de Roberto Carlos.

A lista de músicos que se apresentavam no programa era extensa: Golden Boys, The Fevers, Renato e seus Blue Caps, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Martinha, Vanusa, Ronnie Von, Eduardo Araújo, Os Incríveis, Rosemary, Sérgio Reis, Silvinha, Ronnie Cord, Waldirene, Leno e Lilian, Os Vips, Nilton César e Trio Esperança, entre outros.

O sucesso foi do programa levou ao inevitável lançamento de diversos produtos com as marcas Jovem Guarda, Ternurinha, Tremendão e Calhambeque.


CONTINUE LENDO e descubra mais curiosidades sobre esse e outros assuntos em nosso novo blog.

Você sabia que a população masculina de Dubai é quase três vezes maior do que a feminina? Sabia também que 80% dos moradores do pequeno emirado é constituída de estrangeiros? Para acessar tanto essas quanto as outras curiosidades selecionadas pelo nosso blog  - foram mais de mil -, clique aqui.


Clique aqui e veja outras curiosidades sobre esse e outros assuntos no Facebook.



04/01/2011

DESCUBRA ALGUMAS NFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE A RÚSSIA



A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400 de quilômetros quadrados, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

As distâncias Leste-Oeste e Norte-Sul da Rússia são realmente grandes e significantes. Leste e Oeste são separados por mais de 9.000 Km de terra. A distância mínima entre Norte e Sul é de 2.500 Km e a máxima, de 4.000 Km.

Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.

A Rússia é subdividida em 89 regiões (Oblasts), entre os quais 21 repúblicas, nove territórios, quatro territórios autônomos, duas cidades federais (Moscou e São Petersburgo) e uma província autônoma judaica.

O Império Russo foi o terceiro maior império da história, abrangendo terras que iam da Polônia ao Alasca. Detalhe: as terras do Alasca foram vendidas aos Estados Unidos.

A Rússia foi o maior Estado da antiga União Soviética. Após a desintegração da União Soviética – cujo nome oficial era União das Repúblicas Socialistas Soviéticas –, passou a ser oficialmente chamada de Federação Russa.

A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e Estado-membro da CEI – Comunidade de Estados Independentes, formada por ex-repúblicas da União Soviética.

A Rússia é um dos cinco Estados com armas nucleares do mundo. Ela possui, ao lado dos Estados Unidos, um gigantesco arsenal nuclear.

A capital e cidade mais populosa da Federação Russa é Moscou (também conhecida como Moscovo).


CONTINUE LENDO e descubra mais curiosidades sobre esse e outros assuntos em nosso novo blog curioso.

Clique aqui para acessar dicas e curiosidades sobre os 40 países mais visados para estágio.

Clique aqui e conheça a coletânia das 1 000 mais incríveis curiosidades do nosso blog.

Clique aqui e veja mais curiosidades sobre esse e outros assuntos no Facebook.