23/11/11

25 COISAS E CURIOSIDADES SOBRE A CORÉIA DO SUL


O nome oficial do país é República da Coréia.

A capital da Coréia do Sul é Seul.

O primeiro reino da Coréia (que, apesar de nos dias atuais ser separada politicamente em duas Coréias, é formada por uma só etnia) foi fundado no ano de 2.333 a. C., aproximadamente.

Antes de ser invadida pelo Japão no início do século XX, a Península da Coréia era dominada pela China.

A Península da Coréia foi anexada pelo Japão em 1905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coréia foi dividida em dois países: Coréia do Sul (capitalista) e Coréia do Norte (comunista).

Tanto a Coréia do Norte (ocupada pelos soviéticos no final da Segunda Guerra) quanto a Coréia do Sul (ocupada pelos Estados Unidos e aliados) reinvidicaram a soberania sobre toda a Península da Coréia, o que deu origem a futura Guerra da Coréia.

A Guerra da Coréia matou mais de 3 milhões de coreanos.

Efetivamente, a Guerra da Coréia nunca acabou. Na prática, Coréia do Norte e Coréia do Sul ainda estão em guerra, pois nunca assinaram um tratado de paz.

Coréia do Norte e Coréia do Sul são divididas por uma extensa faixa de terra chamada de Zona Desmilitarizada. Apesar do nome, a Zona Desmilitarizada é vigiada por soldados, binóculos e câmeras 24 por dia. Ela também é cercada por arame farpado.

A divisão da Coréia em dois países separou milhares de famílias. Os reencontros de parentes (muitas vezes televisionados) são marcados por forte emoção (ou seja: são marcados por muitas lágrimas).

Imagine como seria uma sopa de cachorro. Para nós, ocidentais, esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado energético e, de acordo com as crenças locais, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne de au-au, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.

Outra “iguaria” muito apreciada nas duas Coréias é o sannakji. O sannakji é um polvo consumido ainda vivo. Os coreanos recomendam mastigá-lo bastante para que os tentáculos não grudem na boca e não matem a pessoa por asfixia.

O McDonald’s adaptou seu cardápio à cozinha de diversos países - os sanduíches levam ingredientes locais. Um exemplo é o coreano Burger Bulgogi, um sanduíche feito com carne de porco marinada.

Os coreanos apreciam uma bebida doce e leitosa feita a partír da fermentação do arroz chamada makkoli. Outra bebida bastante apreciada na peninsula coreana é o soju, um destilado feito de arroz com variações produzidas com trigo, cevada, batata e batata-doce. Feito com frutas como a framboesa, o bokbunja é uma espécie de vinho coreano.

Apesar de ser um país de longa tradição budista, a maior parte dos sul-coreanos é cristã.

A cinco maiores cidades sul-coreanas são Seul, Busan, Daegu, Incheon e Gwanju.

A Coréia do Sul possuiu o maior acesso per capita de banda larga de todo o mundo. Seul é considerada a capital mais “conectada” do planeta.

O esporte nacional da Coréia do Sul é o tae-kwon-do.

O primeiro cão clonado do mundo foi gerado na Coréia do Sul.

Dois dos maiores parques de diversões do mundo, o Lotte World e o Everland, ficam na Coréia do Sul. O Everland é o sétimo parque mais visitado do mundo e o Lotte World, o nono.

Coréia do Sul e Japão foram os únicos países a sediarem juntos uma Copa do Mundo de futebol. A Copa ocorreu em 2002 e o campeão foi o Brasil.

A Coréia do Sul é um dos poucos países “homogêneos” do mundo, isto é, em que praticamente toda a população (98%) pertence à mesma etnia.

Ao contrário da escrita chinesa (e japonesa, que recebeu forte influência da China), que utitiliza ideogramas para representar idéias, a coreana usa símbolos que representam sons. Podemos dizer, portanto, que a escrita sul coreana se parece mais com a portuguesa do que com a chinesa.

A bandeira sul-coreana (imagem acima) possuiu um forte simbolismo. O círculo no centro representa o yin e o yang (símbolos taoístas que representam os opostos absolutos) e o trigramas dos cantos simbolizam o céu, a terra, o fogo e a água.

A economia sul-coreana é a quarta maior da Ásia e a 13a maior do mundo.

Empresas coreanas famosas no Brasil: Hyundai, Kia, Daewoo, Samsung, Hyosung e LG. Detalhe: apesar de serem concorrentes no Brasil, Hyundai e Kia fazem parte do mesmo conglomerado industrial.

Obs: todos os dados são de 2011.

10 comentários:

Ana Ramlow disse...

Legal :D, eu sou muito interessada na Coreia do Sul. Morro de vontade de passar um tempo lá.

Micaelly Carolina disse...

Nossa!a corei do sul e a melhor!!
Quero morrar lah!
amei o post obrigado!!^^

Anônimo disse...

Adorei seu post!! Muito Legal!! Eu tenho uma curiosidade: gostaria de saber quais são as bandas coreanas mais famosas...eu conheço as SNSD (Girls Generation) e queria saber se elas são muito conhecidas por lá... Obrigada.

Anônimo disse...

Hoje em dia o happer PSY esta super famoso com o hit gangain style ou mais conhecido no brasil como PSY coreano.

Anônimo disse...

A música pop Coreana, chamada de k-pop, é abastecida de novas canções e bandas semanalmente. Com forte influência da música pop americana, suas boy bands e girl groups movimentam um grande mercado de entretenimento. E sim, a Girls Generation são famosos lá, pertencem ao grupo S.M. Entertainment, um dos maiores deste ramo.
Não entrando no debate sobre a qualidade musical deste estilo, o k-pop tem se tornado mais um item de atração e sucesso deste país.

Anônimo disse...

Amei este post...nossa queria passar uns dias por la eiinh...meu grupo preferido (SHINee)é de la...por isso que gosto tanto da Coréia

Anônimo disse...

Interessante...

Anônimo disse...

Sou facinada pela cultura sul coreana.

Rebelde Sempre disse...

Nossa muito massa.
antes nem ligava pra Coréia do sul foi graças a feira das Nações que vou ter no meu colégio comecei a percebe as curiosidades desse país maravilhoso..

Anônimo disse...

vlw tenho uma pesquisa para casa da coreia do sul vlw mesmo por ter postado isso