07/10/11

MOTOS: 30 CURIOSIDADES DO MUNDO SOBRE DUAS RODAS



Um dos primeiros sujeitos a idealizar o que seria um “antepassado” das bicicletas e das motos foi ninguém menos que o italiano Leonardo da Vinci.

Acredite se quiser, mas as primeiras bicicletas eram feitas de madeira. Na Europa do século XVIII, elas eram chamadas de “celeríferos”.

A motocicleta foi inventada simultaneamente por um francês e um norte-americano no ano de 1 869. Mas é bom deixar claro que o que Louis Perreaux e Sylvester Roper inventaram, na verdade, foi apenas uma bicicleta equipada com um motor a vapor.

A motocicleta com motor a combustão foi inventada em 1 885 pelo alemão Gottlieb Daimler com ajuda de um sujeito chamado Wilhelm Maybach. Se você achou os nomes familiares, vai um lembrete: Daimler e Maybach são os fundadores da Mercedes-Benz.

O primeiro piloto de uma moto a combustão foi Paul Daimler, filho de Gottlieb. Detalhe: Paul tinha apenas 16 anos.

Uma curiosidade: Daimler e seus sócios deixaram o invento praticamente de lado para se dedicarem à fabricação de automóveis.

Uma das marcas de motocicletas mais antigas ainda em atuação é a norte-americana Harley-Davidson Motor Company. A Harley-Davidson foi fundada em 1903. Mais antiga ainda é a britânica Triumph, surgida em 1885.


Clique aqui para continuar lendo o texto.


2 comentários:

anderson disse...

caramba, essa do Leonardo da Vinci eu nao sabia. Incrivel como mesmo lá no passado ele tenha pensado em tanta coisa... Muito legal seu post.

John disse...

Muito interessante amigo. copiei seu post em outro blog, sitei de onde ele foi retirado, para manter sua autoria. Muito obrigado...
Visite meu Blog: Veneramotoqueiro,blogspot.com

Att. John Cleiton Venera