18/10/11

40 CURIOSIDADES SOBRE AS FRUTAS TÍPICAS DO BRASIL


Até agora, foram catalogados mais de 300 tipos de frutas genuinamente brasileiras, mas os engenheiros agrônomos acreditam que esse número seja bem maior, uma vez que ainda existem (muitas) frutas silvestres desconhecidas.

Exemplos de frutas originárias do Brasil: açaí, araçá, goiaba, caju, guaraná, jabuticaba, pitomba, jenipapo, cupuaçu, maracujá, bacuri, murici, juá, pequi, pitanga, mangaba, cabacinha-do-campo, cambuci e seriguela.

Frutas estrangeiras: côco, melancia, abacate, marmelo, limão, morango, laranja, jaca, uva e banana, melão, pera, entre outras.

Das 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas 3 são originárias do país. São elas: o abacaxi, a goiaba e o maracujá.

O guaraná é conhecido por vários nomes, entre eles uaraná, narana, guaranauva, guaranaína, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia.

O nome “guaraná” veio do tupi “wara’ná”, que quer dizer “grande cipó da floresta”.

O fruto do guaraná possui alta concentração de cafeína (chamada de guaraína), o que faz das bebidas produzidas a partír dele verdadeiras estimulantes.

O refrigerante Guaraná Antarctica existe desde 1921. Por falar nisso, você sabia que existe uma marca de refrigerante de guaraná chamada Jesus?

Você sabia que a polpa do açaí é usada como constraste natural para exames de ressonância magnética?

O nome “maracujá” veio do tupi “mara kuya”, que significa “fruto que serve”.

O maracujazeiro não é cultivado apenas por causa do fruto, mas pela flor ornamental – chamada também de flor da paixão.

O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C. Ele é, no entanto, mais conhecido por suas supostas propriedades calmantes.

Na cidade de Pirenópolis, estado de Goiás, é comum as pessoas fazerem luminárias de casca de maracujá para as procissões da Semana Santa.

A goiaba é também conhecida por vários nomes, entre os quais araçá-guaçu, araçaíba, araçá-das-almas, araçá-mirim, araçauaçu, araçá-goiaba, goiaba, goiabeira-branca, goiabeira-vermelha, guaiaba, guaiava, guava, guiaba, mepera e pereira.

A goiaba é uma das frutas mais utilizadas na cozinha brasileira em forma de doces, geléias, sucos e sorvetes. O doce de goiaba mais consumido no Brasil é a goiabada.

Você sabia que a fruta com a maior quantidade de vitamina A no mundo é a brasileiríssima pequi?

Sabia também também que existe no estado de Tocantins uma cidade chamada Pequizeiro? O nome é uma homenagem ao pequi.

O fruto do pequizeiro já foi largamente utilizado como ingrediente na fabricação de sabão pelos moradores do serrado brasileiro.

“Acaiu” (caju) significa em tupi-guarani “noz que produz”.

O fruto propriamente dito do cajueiro é a castanha, não a polpa – que é, na verdade, considerada uma espécie de pseudofruto.

Uma curiosidade muito interessante sobre o caju: o índios brasileiros contavam a idade a cada safra do cajueiro, que ocorre uma vez por ano.

Outra curiosidade imperdível: o óleo da castanha do caju é utilizado na produção de inseticidas, detergentes, vernizes e biodiesel.

Durante a dominação holandesa no Nordeste, Maurício de Nassau criou uma lei que multava em 100 florins quem abatesse um cajueiro.

O açaí é uma fruta típica da Amazônia que se tornou popular em todo o Brasil. O famoso açaí na tigela é vendido do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

O açaí é uma das frutas mais nutritivas do mundo. Além de possuir antioxidantes, a fruta do açaízeiro é considerada uma excelente fonte de energia.

A palavra “abacaxi” veio do tupi “ibacati”, que significa “fruto fedorento”.

Em Portugal e em outros países, o abacaxi é chamado de ananás. Na língua indígena, “ananás” significa “fruta excelente”.

Dizem que o primeiro europeu que provou um abacaxi foi o descobridor italiano Cristóvão Colombo.

A expressão “abacaxi” é usada no Brasil para designar problemas ou situações difíceis de resolver (provavelmente pela dificuldade de descascar a infrutescência).

O abacaxi não é exatamente uma fruta, mas uma “infrutescência”. Isso por que cada gominho do abacaxi é uma fruta. Aliás, você sabia que o abacaxizeiro é da famílias das bromélias?

A palavra “pitanga” veio do tupi “pi’tana” e quer dizer “vermelho”.

A pitangueira é usada como árvore de jardins no Brasil.

As folhas da pitangueira são usadas em chás contras problemas do fígado e diarréias. O extrato da fruta é utilizado contra cravos, espinhas e irritações da pele.

Você sabia que existem um município no Rio de Janeiro chamado Cambuci? E que Cambuci também é um bairro da cidade de São Paulo?
A mangaba é a fruta oficial do estado de Sergipe.

O nome cupuaçu foi registrado por uma empresa japonesa, a Asahi Foods. O Brasil só conseguiu a posse do nome graças ao esforço de ONGs e do governo brasileiro para recuperar o nome da fruta.

2 comentários:

Igara disse...

nossa, muito interessante, me ajudou muito no trabalho escolar, obrigada!

Anônimo disse...

Refrigerante Jesus bem comum aqui onde eu moro
São Luís