06/05/11

25 CURIOSIDADES SOBRE JOÃO PAULO II


O nome verdadeiro do Papa João Paulo II é Karol Józef Wojtyla.

Karol Wojtyla nasceu na cidade polonesa de Wadowice em 1920 e morreu na Cidade do Vaticano em 2005. Wadowice fica na região da Cracóvia.

Antes de ser ordenado padre, Karol foi ator de teatro e jogador de futebol. Também trabalho numa indústria química e numa mina.

Praticou durante muito tempo montanhismo, remo e esqui. O esqui era o seu esporte predileto.

Além de ser o primeiro papa polonês, Karol foi o primeiro de um país comunista. Na época de sua nomeação, a Polônia integrava antiga Cortina de Ferro, que agregava os países comunistas do Leste Europeu.

Ao escolher o nome de João Paulo II, o novo papa Karol Wojtyla foi o primeiro papa a escolher o mesmo nome de seus dois antecessores: Paulo VI e João João Paulo I.

Karol foi eleito papa depois de um dos mais rápidos papados da história da Igreja Católica Apostólica Romana. Seu antecessor, João Paulo I, ocupou o trono de São Pedro por somente um mês.

João Paulo II foi o primeiro papa a rezar em uma mesquita.

Seu pontificado durou 27 anos, sendo um dos mais longos da história. Consta que os únicos papas que tiveram pontificado mais duradouro foram Pio IX (31 anos) e São Pedro (34 anos).

Além do polonês e italiano, João Paulo II sabia falar fluentemente inglês, espanhol, francês, português, alemão, russo, ucraniano, grego e latim. Chegou a... CONTINUE LENDO


Clique aqui para acessar as 1 000 mais incríveis, estranhas e interessantes curiosidades do Mais Que Curiosidades.

Clique aqui e veja outros fatos e dados curiosos no Facebook.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal!