12/04/11

ÍNDIOS, INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE OS PRIMEIROS BRASILEIROS



Não existe um consenso sobre a população indígena que habitava o Brasil antes de Cabral, mas estudiosos estimam entre um e cinco milhões de pessoas. A teoria mais aceita hoje em dia é a de que esse número pode muito bem ter chegado a cinco milhões.

A população brasileira atual (2011) é de 190 milhões de habitantes, a índigena não passa de 450 mil pessoas (cerca de 0,2% da população).

Por falar em população indígena, uma curiosidade: dos 450 mil índios brasileiros, 100 mil vivem nas cidades. Existe, inclusive, uma aldeia indígena dentro da cidade de São Paulo.

A teoria mais aceita sobre a origem dos índios é a de que eles descenderiam de tribos asiáticas que teriam atravessado o Estreito de Bering, que liga a Ásia à América, há cerca de 12 mil anos.

Outra curiosidade: pesquisas no sítio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, levantam a possibilidade de que os primeiros indígenas teriam chegado ao continente há pelo menos 50 mil anos.

A reconstituição de um crânio feminino de 11 mil anos encontrado em Minas Gerais, levantou a hipótese de que os primeiros brasileiros podem ter origem africana e não asiática. Chamado de Luzia e encontrado pelo estudioso Walter Neves, o crânio bagunçou as teorias sobre as origens do homem americano.

Os primeiros encontros entre os europeus e os antigos habitantes do continente americano ocorreu já em 1492, com a descoberta da América. No Brasil, o encontro deu-se em 1500, com a chegada da esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral.

Mais uma curiosidade: o primeiro grupo a ter contato com os portugueses foi o Tupinanbá. Eles habitavam quase todo o litoral brasileiro do Ceará a São Paulo e falavam uma variante do tupi chamado exatamente tupinambá.

Outra curiosidade: os índios canibais citados no livro do alemão Hans Staden eram os próprios tupinambás.


Para continuar lendo o texto, basta clicar aqui.

Você sabia que flores como amores-perfeitos, begônias, rosas, jasmins, lavandas, petúnias, cravos e tulipas são comestíveis? Sabia que é possível preparar de bolos a chás com tulipas? Para acessar essas e outras curiosidades incríveis do Mais que Curiosidades, clique aqui.

Clique aqui e veja as melhores curiosidades do Facebook.

3 comentários:

leandra andrade disse...

nossa eu nao sabia que ainda
existia indio sem contato com o homem branco...

Anônimo disse...

ajudou muito a minha pesquisa! Obrigada pelas dicas e conselhos, eu divulgarei em minha sala de aula e aconselharei a todos!

Laysa Belmont disse...

nossa!esse foi o sai-te que mais me chamou a atenção ele me ajudou na minha pesquisa e meu professor disse que eu tinha tirado nota 10,00 adorei!!!!!