12/04/11

ÍNDIOS, INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE OS PRIMEIROS BRASILEIROS


Não existe um consenso sobre a população indígena que habitava o Brasil antes de Cabral, mas estudiosos estimam entre um e cinco milhões de pessoas. A teoria mais aceita hoje em dia é a de que esse número pode muito bem ter chegado a cinco milhões.

A população brasileira atual (2011) é de 190 milhões de habitantes, a índigena não passa de 450 mil pessoas (cerca de 0,2% da população).

Por falar em população indígena, uma curiosidade: dos 450 mil índios brasileiros, 100 mil vivem nas cidades. Existe, inclusive, uma aldeia indígena dentro da cidade de São Paulo.

A teoria mais aceita sobre a origem dos índios é a de que eles descenderiam de tribos asiáticas que teriam atravessado o Estreito de Bering, que liga a Ásia à América, há cerca de 12 mil anos.

Outra curiosidade: pesquisas no sítio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, levantam a possibilidade de que os primeiros indígenas teriam chegado ao continente há pelo menos 50 mil anos.

A reconstituição de um crânio feminino de 11 mil anos encontrado em Minas Gerais, levantou a hipótese de que os primeiros brasileiros podem ter origem africana e não asiática. Chamado de Luzia e encontrado pelo estudioso Walter Neves, o crânio bagunçou as teorias sobre as origens do homem americano.

Os primeiros encontros entre os europeus e os antigos habitantes do continente americano ocorreu já em 1492, com a descoberta da América. No Brasil, o encontro deu-se em 1500, com a chegada da esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral.

Mais uma curiosidade: o primeiro grupo a ter contato com os portugueses foi o Tupinanbá. Eles habitavam quase todo o litoral brasileiro do Ceará a São Paulo e falavam uma variante do tupi chamado exatamente tupinambá.

Outra curiosidade: os índios canibais citados no livro do alemão Hans Staden eram os próprios tupinambás.

Atualmente, os guaranis são o grupo mais populoso do país, representando 10% dos 450 mil índios brasileiros. Os demais grupos são: ticuna, caigangue, macuxi, terena, guajajara, ianomâni, xavante, pataxó e potiguara, entre outros. No total, são 220 etnias.

O segundo maior grupo é o ticuna. O detalhe é que existem ticunas não só no Brasil, mas no Peru e na Colômbia. No Brasil, eles se concentram na região do rio Solimões.

A influência do índio na formação da cultura brasileira é incalculável. Além de deixar sua marca na língua e no folclore, os indígenas influenciaram fortemente a culinária. O cultivo e preparo da mandioca é só um exemplo. Alimentos como a tapioca, o beijú, a farinha de mandioca, o tacacá, o pirão são de origem indígena.

Lendas como a da Iara, do curupira, do boto e do boitatá são de origem indígena.

Palavras de origem tupi-guarani largamente usadas no Brasil: Abacaxi – Amendoim – Arapuca – Caboclo – Caipira – Canoa – Capim – Carioca - Curupira – Guarani – Jacaré – Jurubeba – Mandioca – Oca – Perereca – Tapioca- Tiririca – Tupi – Xavante.
Entre as palavras em tupi-guarani incluem-se vários topônimos (nomes de lugares):
Aracaju - Araraquara – Atibaia – Bauru – Caçapava - Caraguatatuba – Embu – Guaratinguetá – Itajaí – Itaquaquecetuba - Mossoró – Paraíba – Paraná - Paranapiacaba
Pindamonhangaba – Pirassununga - Tatuapé – Ubatuba – Uberaba – Votuporanga.

Os indígenas também deixaram alguns nomes próprios: Peri – Ubiratan – Jaci - Maíra, Ubirajara – Cauê - Iracema, - Janaína – Jandira – Iara – Cauã - Moema - Tainá.

Mais uma curiosidade: o tupi-guarani não é propriamente uma língua, mas um termo genérico para se referir a um conjunto de línguas faladas no Brasil, todas originárias do proto-tupi.

Essa você não sabia: por volta de 1700, de cada quatro brasileiros, três falavam tupi. A língua foi a mais falada no país até o século XVII.

Mais uma curiosidade: você sabia que ainda existem tribos no interior da Amazônia que nunca tiveram contato com o homem branco?

3 comentários:

leandra andrade disse...

nossa eu nao sabia que ainda
existia indio sem contato com o homem branco...

Anônimo disse...

ajudou muito a minha pesquisa! Obrigada pelas dicas e conselhos, eu divulgarei em minha sala de aula e aconselharei a todos!

Laysa Belmont disse...

nossa!esse foi o sai-te que mais me chamou a atenção ele me ajudou na minha pesquisa e meu professor disse que eu tinha tirado nota 10,00 adorei!!!!!