04/04/11

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O PERU



O nome oficial do país é República do Peru – República del Perú, em espanhol.

Ainda não há um consenso sobre a origem da palavra Peru, que dá nome ao país. Uma das teorias mais difundidas é, até certo ponto, engraçada. Ao chegarem naquelas terras, os espanhóis perguntaram aos nativos qual o nome do lugar, e ouviram como reposta: “Biru”. O nome pegou, mas o detalhe é que “biru” significa “não entendo”.

Grande parte da população fala quíchua e aimará, mas o idioma mais falado é o espanhol.

Tanto o quichuá quanto o aimará são línguas indígenas pré-colombianas. O quichuá era extensamente falado no Império Inca. Atualmente, é usado na Bolívia, no Equador e no Peru.

A população peruana é formada por descendentes de ameríndios, europeus, negros e, em menor grau, árabes e japoneses.

A maior parte dos peruanos é descendente dos povos incas que habitavam o Peru antes da chegada dos primeiros europeus. Em sua maioria, são mestiços.

Quando chegaram no território do atual Peru, os colonizadores espanhóis encontraram uma população de quase 10 milhões de indígenas. O problema foi que vírus, bactérias e escravidão vieram de carona e, como consequência, reduziram os nativos a apenas 600.000 pessoas em 100 anos.


Clique aqui para continuar lendo o texto.

13 comentários:

Gato-de-Botas disse...

Gostei do Blog,continue assim.

Décio disse...

Tuite com a tag #!/maiscuriosidade

Anônimo disse...

gostei muito
ta legal mas pode melhorar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 11!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Adorei, precisei muito de uma pesquisa completa como essa!!!

Anônimo disse...

Gostei curiosidades do peru pesquisa que eu precisava

Anônimo disse...

amei esse blog td q eu precisava eu encontrei.
bjss parabens

Anônimo disse...

nossa amei!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito bom precisei para uma pesquisa escolar , mas pode melhorar muito mais , nas ccomidas e etc tal
Beiijos entre no meu blog www.naniam.spaceblog.com

Ines # / Catarina # disse...

amei : precisei para um trabalho e stora gostou muito . THANKS MESMO !

Anônimo disse...

naum gostei muito pode melhorar bastante......................................................................................

Anônimo disse...

Nossa!! Eu nao sabia quase nada sobre o Perú essas informações me ajudaram em uma pesquisa e o blog é ótimo

Anônimo disse...

Meu nome e soloQ patrick VRAUU E nao gostei dessa porra nao tem monodedos aki pra min fedar e dar gg obrigadoo

Anônimo disse...

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioioioioioiiioioioioiioioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii