04/04/11

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O PERU


O nome oficial do país é República do Peru – República del Perú, em espanhol.

Ainda não há um consenso sobre a origem da palavra Peru, que dá nome ao país. Uma das teorias mais difundidas é, até certo ponto, engraçada. Ao chegarem naquelas terras, os espanhóis perguntaram aos nativos qual o nome do lugar, e ouviram como reposta: “Biru”. O nome pegou, mas o detalhe é que “biru” significa “não entendo”.

Grande parte da população fala quíchua e aimará, mas o idioma mais falado é o espanhol.

Tanto o quichuá quanto o aimará são línguas indígenas pré-colombianas. O quichuá era extensamente falado no Império Inca. Atualmente, é usado na Bolívia, no Equador e no Peru.

A população peruana é formada por descendentes de ameríndios, europeus, negros e, em menor grau, árabes e japoneses.

A maior parte dos peruanos é descendente dos povos incas que habitavam o Peru antes da chegada dos primeiros europeus. Em sua maioria, são mestiços.

Quando chegaram no território do atual Peru, os colonizadores espanhóis encontraram uma população de quase 10 milhões de indígenas. O problema foi que vírus, bactérias e escravidão vieram de carona e, como consequência, reduziram os nativos a apenas 600.000 pessoas em 100 anos.

As maiores cidades peruanas são Lima (metrópole onde vive quase 1/3 da população do país), Arequipa, Trujillo, Cusco, Chiclayo, Huancayo, Chimbote, Iquitos e Piura.

Você sabia que um dos estados (províncias) peruano tem o mesmo nome de um brasileiro? É o estado do Amazonas, localizado na fronteira com o Equador.

E sabia que a moeda peruana é chamada de Novo Sol (Nuevo Sol)?

Uma das províncias que mais recebe turistas estrangeiros é Nazca, onde estão localizados as linhas de Nazca. As misteriosas linhas são desenhos que, observadas do solo, parecem não formar nada. Só que, vistas do alto, a história é outra: as linhas formam formam desenhos variados, como de uma aranha, uma macaco e um beija-flor.

Uma curiosidade: muitas pessoas acreditam que as linhas de Nazca tem origem extraterrestres. Outras não chegam a tanto, mas mantém a suspeita de que foram construídas para servir como uma espécie de mensagem dos humanos para os ETs. Teses como essa foram defendidas pelo ufólogo suíço Erich Von Däniken no livro Eram os Deuses Astronautas?.

A faixa litorânea do Peru é árida, contrastanto com os Andes ao centro e com a floresta amazônica a leste. O clima extremamente seco fez com que corpos da era pré-colombiana se mumificassem naturalmente.

Cusco é capital da província de Cusco. A palavra cusco significa umbigo na língua quichuá. Assim como muitas cidades andinas, Cusco fica acima, bem acima do nível do mar, mais precisamente a 3.400 metros de altitude.

Cusco foi fundada pelos incas no século IX d. C.. A cidade foi arrasada por um terremoto em 1950, mas, curiosamente, boa parte das construções incas permaneceram de pé.

O Peru é famoso no mundo todo pela quantidade de sítios arqueológicos pré-colombianos como Cusco, Machu Pichu, Olamtaytambo e Sacsaihuaman.

No idioma quíchua, Machu Pichu significa “velha montanha”. A cidade só foi descoberta em 1911 por um explorador norte-americano à serviço da National Geographic Society chamado Hiram Bingham.

A fim de pegar uma praia no Peru? Esqueça! Vindas da Antártida, as correntes marinhas que banham a costa peruana são normalmente geladas. O curioso é que, ao largo dela estão o litoral Sul do Peru e Norte do Chile, a região mais seca do mundo.

Pela sua variedade de ingredientes e por seu irresistível sabor, a culinária peruana é uma das que mais despertam a atenção do mundo. O prato peruano mais conhecido é o ceviche.

Por falar em culinária, você sabia que existe mais de 3.000 variedades de batatas nos Andes?

A comida de rua mais conhecida do Peru é o picarone, uma rosquinha de batata-doce com abóbora. O picarone é normalmente acompanhada de um caldo doce bastante comum nos Andes chamado chancaca.

E já que falamos de comida, vamos falar também de bebidas. Você sabia que existe no Peru um refrigerante de cola chamado Inca Cola?

Querendo comprar uma malha de lhama? Prefira as de alpaca, que tem uma qualidade melhor e são menos ásperas.

12 comentários:

Gato-de-Botas disse...

Gostei do Blog,continue assim.

Décio disse...

Tuite com a tag #!/maiscuriosidade

Anônimo disse...

gostei muito
ta legal mas pode melhorar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 11!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Adorei, precisei muito de uma pesquisa completa como essa!!!

Anônimo disse...

Gostei curiosidades do peru pesquisa que eu precisava

Anônimo disse...

amei esse blog td q eu precisava eu encontrei.
bjss parabens

Anônimo disse...

nossa amei!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito bom precisei para uma pesquisa escolar , mas pode melhorar muito mais , nas ccomidas e etc tal
Beiijos entre no meu blog www.naniam.spaceblog.com

Ines # / Catarina # disse...

amei : precisei para um trabalho e stora gostou muito . THANKS MESMO !

Anônimo disse...

naum gostei muito pode melhorar bastante......................................................................................

Anônimo disse...

Nossa!! Eu nao sabia quase nada sobre o Perú essas informações me ajudaram em uma pesquisa e o blog é ótimo

Anônimo disse...

Meu nome e soloQ patrick VRAUU E nao gostei dessa porra nao tem monodedos aki pra min fedar e dar gg obrigadoo