13/04/11

30 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE A ARGENTINA


O nome Argentina vem do latim argentum, que significa prata.

Em área territorial, a Argentina é o oitavo maior país do mundo, o quarto das Américas e o segundo da América do Sul.

A Argentina foi descoberta em 1502 pela frota do espanhol Américo Vespúcio, o mesmo que batizou o continente americano.

A Argentina possui a segunda maior população judia das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

O herói da independência argentina é José de San Martín. Detalhe: San Martín também participou da independência do Peru e do Chile.

O sol na bandeira argentina representa o Sol de Maio (Sol de Mayo) e faz referência à Revolução de Maio de 1810, quando teve início o processo de emancipação da Espanha.

Antes de se tornar independente da Espanha, a Argentina integrava o Vice-Reino da Prata, vice-reinado que também era formado por Bolívia, Uruguai e Paraguai.

O clima na Argentina varia muito, indo do sub-tropical no Norte ao sub-polar, no Sul. É possível encontrar florestas tropicais na região de Entre Ríos e geleiras na Terra do Fogo.

A população da Argentina é de 39,7 milhões de habitantes, menor do que a do estado de São Paulo, com 40 milhões de pessoas.

Mais da metade da população do país se concentra na região de Buenos Aires.

As cidades argentinas mais populosas são, pela ordem: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mendoza, Tucumán, La Plata, Mar del Plata, Salta, Santa Fé e San Juan.

A Argentina foi o terceiro país do continente que mais recebeu imigrantes europeus, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. O povo argentino é formado por indígenas e por povos de origem européia como espanhóis e italianos (a maioria).

A maior parte das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu estão no lado argentino, não no brasileiro. Já as maiores, ficam no lado brasileiro.

O nome da província argentina da Patagônia vem de “patagones”, que significa
“pés grandes”. Dizem que a confusão foi criada pelo navegador Fernão de Magalhães que apelidou os nativos da região de “patagones”.

A cidade mais ao Sul do planeta (ou cidade mais austral da Terra!!) é Ushuaia, na Terra do Fogo, bem próximo da Antártida.

O nome Bariloche veio de um erro de ortografia na adaptação de “Vuriloche” (nome original do lugar, dado pelos índios que ali viviam). Em espanhol a letra V é pronunciada como B, e deu no que deu: a localidade ficou conhecida como Bariloche.

O argentino Juan Manuel Fangio foi o primeiro piloto a ganhar cinco campeonatos mundiais de F1 (em 1951, 1953, 1954, 1955 e 1956). Detalhe: o feito só foi igualado em 2002 pelo alemão Michael Schumacher.

Cinco prêmios Nobel foram concedidos a argentinos, um de química, dois de medicina e dois da paz.

Dois filmes argentinos ganharam o Oscar de melhor filme estrangeiro: A História Oficial (1986) e O Segredo dos seus Olhos (2010).

O maior dinossauro descoberto até hoje chama-se argentinousaurs huicunlensis. O bicho media 40 metros de cumprimento e 18 de altura e… adivinha onde foi descoberto!

A montanha mais alta das Américas é o Aconcágua, com 6.962 metros, próximo da cidade argentina de Mendoza.

Os argentinos nunca reconheceram Madonna como intérprete de Evita Perón, no filme de 1996 e, na mesma época, fizeram sua própria versão do filme com uma atriz argentina, Esther Goris.

A universidade mais antiga da América do Sul é a argentina Univesidade Nacional de Córdoba, fundada no ano de 1613.

Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, Buenos Aires não é capital da província argentina de Buenos Aires, mas uma cidade autônoma. Aliás, seu nome formal é Cidade Autônoma de Buenos Aires (Ciudad Autónoma de Buenos Aires).

Os argentinos de outras províncias e cidades costumam se referir a Buenos Aires como “Capital Federal” justamente para não haver confusão com a Província de Buenos Aires.

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina, basta apresentar a carteira de identidade. Como Brasil e Argentina são membros do Mercosul, seus cidadãos não precisam de passaporte para visitar os países do grupo.

Nem todos os brasileiros sabem, mas assim como o gaúcho passa sem um chimarrão e o pantaneiro sem um tererê, o argentino gosta muito de um mate (ou “yerba mate”).

A primeira seleção de futebol que os brasileiros enfrentaram foi a argentina, em 1914. Os argentinos venceram por 3 a 0.

O tango, ritmo tipicamente argentino, nasceu em Buenos Aires por volta de 1977. O curioso é que o tango foi criado pelos negros argentinos do bairro de Montserrat. Existem várias hipóteses para explicar a origem da palavra tango. A primeira diz que tango veio de “tambor” e a segunda, que teve como origem “Xangô” – nome de uma entidade de origem africana.

Personalidades argentinas mais conhecidas dos brasileiros: Evita Perón (esposa do ex-presidente Perón), Manuel Puig (escritor), Valeria Mazza (modelo), Jorge Luís Borges (escritor), Júlio Cortázar (escritor), Gabriela Sabatini (tenista), Fernando Meligeni (tenista brasileiro nascido na Argentina), Hector Babenco (cineasta brasileiro também nascido na Argentina), Mercedes Sosa (cantora), Carlos Gardel (músico), Quino (cartunista), Astor Piazzola (músico), Adolfo Bioy Casares (escritor), Ernesto Sabato (escritor), Juan Manuel Fangio (piloto de F1), Diego Maradona (jogador de futebol), Maitena (cartunista), Carlos Roitman (piloto de F1) e Fito Paez (músico).


ACOMPANHE O MAIS CURIOSIDADE NO FACEBOOK CLICANDO AQUI.

12 comentários:

luh-66 disse...

muito obrigada pelas curiosidades..adorei..!!
valeu mesmo!

Anônimo disse...

Muito legal, eu ameii pois eu tenhu um trabalho sobre a argentina e eu vou te orgulho de colocar a fonte do site!!
OBG..

anninhah matheus disse...

Muito legal as curiosidades...!
Muito obrigada era uma pesquisa de espanhol, sobre a argentina brigadão mesmo .^-^.

Décio disse...

Siga o https://twitter.com/#!/maiscuriosidade no Twitter e veja as curiosidades mais impressionantes e os links mais loucos da Web.

Anônimo disse...

muito bom gostei muito obrigado!

Anônimo disse...

vlw por me ajudar nessa pesquisa!

Gostei.

Anônimo disse...

Quero acrescentar e corrigir un comentario teu, a universidade mais antiga da america do sul não esta na Argentina e sim no Peru.
A Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM) (tradução do nome em espanhol: Universidad Nacional Mayor de San Marcos) é uma universidade pública peruana com sede na capital do país, Lima. Atualmente é a principal instituição de ensino do país. Também é oficialmente a primeira universidade peruana e a mais antiga do continente americano.[1] Passaram pela universidade a maior parte dos mais influentes cientistas, políticos, escritores e filósofos do Perú contemporâneo.
Foi fundada em 12 de maio de 1551 por um decreto do rei Carlos I de Espanha, sendo assim a universidade mais antiga das Américas e uma das mais antigas do mundo.
Se você puder corrigir, desde ja agradeço.

Gui disse...

muito legallll

Anônimo disse...

Fábio disse...
A capital da província de Buenos Aires é La Plata. Barbaridade!

Anônimo disse...

La Patagonia,não e uma provincia,e uma região do sul da Argentina,formada por 4 provincias,
(santa Cruz,Chubut,Rio Negro e Neuquen

Anônimo disse...

Os brasileiros podem entrar apenas com carteira de identidade em todos os países limítrofes e não só nos países do Mercosul.

Anônimo disse...

adorei me ajudou muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! adorei obrigada mesmo