29/03/11

25 CURIOSIDADES SOBRE O COCÔ... DIGO, SOBRE AS FEZES


Cocô, ou melhor, fezes ou excrementos são o material restante da digestão expelido pelo intestino através do ânus. Aliás…

A palavra fezes veio do latim “faeces”, que significa “resíduos”.

O alimento leva 72 horas para se transformar em fezes. Ou seja, a janta de hoje só virará coc… digo, fezes, em três dias.

Entre 150 e 450 gramas de fezes, é o que uma pessoa produz diariamente.

50% do conteúdo das fezes humanas é constituído de bactérias.

As fezes são normalmente formadas por bactérias, água e alimentos que o organismo tem dificudade para digerir. Fibras, por exemplo! Por falar em fibras…

Você sabia que grande parte das pessoas com o conhecido “problema de intestino preso” (que os médicos chamam de constipação) tem dieta pobre em fibras?

Sabia que o cheiro ruim do cocô (fezes!!!!!!) é produzido pelos compostos sulfurosos das bactérias presentes nele (nelas!!!)? Quantas bactérias? Não se sabe exatamente, a única certeza é a de que são entre 150 a 500 tipos de bactérias. Por falar nisso…

Sabe o que dá cor às fezes? É uma substância chamada estercobilina, formada no final da digestão. A estercobilina é resultado da oxidação de um produto da digestão da bílis chamado estercobilinogênio.

É verdade que o odor e a cor das fezes podem indicar se a pessoa tem determinadas doenças? Sim. Odor insuportável pode ser sinal de problemas como fibrose cística, pancreatite e infecções do aparelho intestinal. Quando à variação na cor…

Fezes com cor preta podem ser provocadas por alimentos ricos em ferro, mas também podem ser sinal de hemorragias. Muito amarelas, podem indicar problemas no pâncreas. Verdes resultam da ingestão de vegetais folhosos verdes ou são resultado de problemas como diarréia. Brancas ou cinzas indicam possíveis problemas no fígado como bloqueio no canal que expele a bílis. Vermelhas podem ser indício de hemorragias no trato digestivo inferior. Se você notar alterações na cor da fezes, converse com seu médico imediatamente.

Sangue nas fezes pode ser indício de problemas como fissuras, hemorróidas, ulcerações ou (atenção!!) problemas mais graves como câncer. As causas mais comuns de sangramento são as fissuras anais e as hemorróidas. Seja qual fôr o caso, procure o médico com urgência.

A presença de muco é normalmente indício de inflamação no intestino, sendo a mais comum a SII, Síndrome do Intestino Irritável. A SII não é uma doença que se possa chamar de grave, mas mesmo assim agende uma visita com seu médico.

O que faz as fezes flutuarem são as bolhas de ar e as gorduras.

Pode algum alimento tornar as fezes mais fedidas? Sim, vários alimentos ajudam a aumentar o fedorzinho e um deles é a carne.

O profissional que estuda as fezes chama-se icnólogo e o especialista em ânus, reto e intestino é chamado de proctologista

Os dejetos de animais domésticos como bois e cavalos são usados em diversas partes do mundo como combustível. Na Índia, por exemplo, é possível comprar fezes secas para substituir a lenha na cozinha. Falando em combustível…

As fezes de animais como frangos e porcos são excelentes fontes de combustível. Elas são armazenadas em biodigestores que, com o auxílio de bactérias, produzem gás metano. O metano, por sua vez, ajuda a produzir eletricidade.

Alguns animais comem fezes. É o caso da hiena, que vira e mexe, come as fezes de herbívoros como gazelas e gnus.

Sabe qual o animal mais cag… digo, sabe qual o animal que produz a maior quantidade de fezes por dia? Se pensou na baleia-azul, acertou. Uma única baleia-azul é capaz de produzir 90 Kg de fezes diariamente.

O artista britânico Nichollas Jamie provou que não dá para produzir perfumes apenas com o vômito da baleia cachalote. Pode-se fazer com fezes humanas! E como ele provou isso? Com os próprios excrementos. Nicholas transformou suas fezes em um perfume chamado Surplus. O slogan do perfume: “Feito com os excessos do corpo”.

Pessoas podem comer fezes? Não, mas todos nós comemos “coisinhas” que tem tudo a ver com elas. São os tais coliformes fecais presentes em mãos sujas, alimentos mal lavados, embalagens de alguns produtos, lugares mal-higienizados…

Podemos obter prazer sexual através das fezes? Não e sim. A maioria absoluta das pessoas não vê a menor graça (nem a menor higiene!) nisso, mas há quem se excite com a defecação e mesmo com a ingestão de fezes. Essa tara sexual incomum é chamada de coprofilia.

Insetos defecam? Sim e pode haver muitas fezes desses bichinhos na sua casa. Sabe aquele pozinho que surge de vez em quando embaixo dos móveis? Ao contrário do que muita gente pensa, não é serragem, mas fezes de cupim.

Já que falamos de fezes e de insetos, você sabia que o Mal de Chagas é provocado por um protozoário presente nas fezes do barbeiro?

25 comentários:

Anônimo disse...

Mas que bosta esta matéria .. hahahahaha

Anônimo disse...

Eu diria ,- " Uma verdadeira Merda " ...kkkkkkk...

Marcos Cortes Costa disse...

Sou um cientista preocupado com emissões de metano e aquecimento global. Estou convencido que as fezes humanas tem imenso valor: imagine uma gigantesca cidade com biodigestores produzindo metano e fertilizantes a partir das fezes que hoje são jogadas fora...
Marcos Cortes Costa

Steve Moder disse...

bosta é VC que nunca cagou nessa vida!hahahaha

Anônimo disse...

Minhas fezes é cheirosa e tem cor marron clara, tipo mestiça... Alguem aqui em casa tem uma mais p caucassiana, vi pq ela foi esquecida

michele disse...

Adorei essa matéria, tirei muitas duvidas espero q postem mais coisas sobre. sou auxiliar de enfermagem e me entereço muito de asuntos sobre oque entra e sai do nosso corpo kkkk

Anônimo disse...

dexa de ser otario se nao gostor da materia pra q leu imbecil

Steve Moder disse...

serio michele? ñ diga como assim,entao vc precisa conhecer mais pq eu tenho muito desses assuntos,kkkkk

Anônimo disse...

so tenho um defeito...cago fedendo kkkkk....

Anônimo disse...

q merda em?

Anônimo disse...

Kkkkk que materia de bosta hahahaha
PS: se liga to elogiando! Gostei da materia, mt bem redigida :)

Anônimo disse...

muito bom kkkk

Anônimo disse...

Agora sim fiquei mais confusa, estou pesquisando porque um amigo que além do fígado inchado, está com as fezes muito amarela e os médicos não sabem o que está acontecendo com ele. Em outros artigos encontrei que as fezes que boiam contem fibras e a que afundam contem gordura, este diz ao contrário...Quem está certo?

lindaura disse...

excelente materia, pricipalmente para pessoas que tem interesse de adquirir conhecimentos; agora para aqueles que dizem tanta merda a respeito é pq é tudo o que tem como massa encefálica.massa ecefalica dos ignorantes bosta mesmo.

Steve Moder disse...

entao tenho muitas materias disso no meu blog:
http://blogsobrecoco.blogspot.com.br/

Steve Moder disse...

isto é,se quiseem matar a sua curiosidade ne´? kkkk

Anônimo disse...

Então é por isso que quando um barco do PT naufragou , nenhum Petista morreu afogado , afinal de contas MERDA BÓIA !!! KKkkk......

Anônimo disse...

Agora um POEMA!

"Merda é veneno.
No entanto, não há nada
que seja mais bonito
que uma bela cagada.
Cagam ricos, cagam pobres,
cagam reis e cagam fadas.
Não há merda que se compare
à bosta da pessoa amada."

ho ho ho...

Anônimo disse...

Que merda !

Anônimo disse...

Ja ouviu falar em sarcasmo?

Anônimo disse...

O meu parece de cabrito... só sai bolinha!!! kkkkkkkk

CONTAGRO CONSULTORIA disse...

Cara, fenomenal essa matéria. Parabéns pela postagem sobre o assunto

Developer Event disse...

todas as materias de coco falam que em algumas doenças em bebes o coco pode ser na cor azul esverdeado, mas nenhum lugar diz quais doenças são essas, alguem sabe

Anônimo disse...

Esse cientista quer comercializar bosta, não duvido nada - do jeito que as coisas estão se encaminhando... daqui alguns anos iremos vê-lo como GRANDE EMPRESÁRIO DA BOSTA - RECICLA BOSTAS LTDA - limpando o MEIO AMBIENTE. (Kkkkkk)

Excelente postagem ! Parabéns.

Anônimo disse...

Bela bosta!