07/02/11

20 CURIOSIDADES SOBRE A BOLÍVIA


O nome oficial do país é Estado Plurinacional da Bolívia.

A Bolívia foi fundada com o nome de República Bolívar, em homenagem a seu libertador Simón Bolívar. Aliás, Bolívar foi o primeiro presidente do país.

Ao contrário do Brasil, que só possui uma, a Bolívia tem duas capitais: Sucre (capital constitucional) e La Paz (capital executiva e legislativa).

A Bolívia possui três línguas oficiais: o espanhol, o aimará e o quichuá.

Tanto o quichuá quanto o aimará são línguas indígenas pré-colombianas. O quichuá era extensamente falado no Império Inca. Atualmente, é considerado língua oficial em mais dois países além da Bolívia: o Peru e o Equador.

Não é sem motivos que duas das línguas mais faladas na Bolívia são indígenas. Cerca de 55% da população é indígena e outros 15% de bolivianos são mestiços. Os europeus representam apenas 30% dos bolivianos.

A cidade mais importante do país é a capital legislativa La Paz. A mais populosa, no entanto, é Santa Cruz de La Sierra, no departamento de mesmo nome.

O departamento de Santa Cruz de La Sierra é responsável por 30% do PIB boliviano, sendo o mais rico do país.

As 10 cidades mais populosas da Bolívia são: Santa Cruz de La Sierra, El Alto, La Paz, Cochabamba, Sucre, Oruro, Tarija, Potosi, Sacaba e Montero.

A cidade de Cuzco (no Peru) foi a capital do Império Inca na época da chegada dos primeiros colonos europeus. Uma informação adicional: o primeiro europeu a chegar no território da atual Bolívia foi Diego de Almagro, em 1535.

O território da atual Bolívia era chamado de Alto Peru antes da independência da Espanha. O Alto Peru era governado pelo vice-rei de Lima.

Bolívia e Chile entraram em litígio no século XIX pelo controle da região de Antofagasta. Com a derrota boliviana, o Chile assumiu o controle da região norte de Atacama e a Bolívia perdeu a sua única saída para o mar.

Outra guerra na qual a Bolívia se envolveu foi pelo controle do território do Acre. O Brasil acabou assumindo o controle do atual estado do Acre, em troca de uma indenização econômica e uma concessão territorial.

A Bolívia também perdeu territórios para a Argentina e para o Paraguai. Cerca de 50.000 bolivianos morreram durante o conflito com o Paraguai. Foi a mais longa guerra da história do país.

O maior depósito de sal a céu aberto do mundo é o salar de Uyuni, na Bolívia. Acredite, o salar fica a 3.800 metros de altitude na Cordilheira dos Andes.

Cerca de 25 mil toneladas de sal de cozinha são extraídos por ano do salar. À propósito, você sabia que ele é sete vez maior que a cidade de São Paulo?

Situado na fronteira entre Peru e Bolívia e com cerca de 8.300 km², o Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo. Ele está a 3.821 metros de altitude. também na cordilheira andina.

Você sabia que existe nas margens do Titicaca uma cidade chamada Copacabana? Foi de lá que partiu para o Rio de Janeiro uma réplica de uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana, que batizou um dos bairros mais famosos da Cidade Maravilhosa.

As folhas de coca estão em quase todos os lugares. Além de mastigarem as folhas, os indígenas fazem chá, balas e souvenires com elas. Curioso é que também usam as mesmas folhas para ler o futuro.

As mulheres aimarás de roupas coloridas, chapéu-coco na cabeça e filhos nas costas são chamadas pelos bolivianos de cholas.

Existe na Bolívia e no Peru um refrigerante chamado Inka Kola.

Existem milhares de imigrantes bolivianos vivendo no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo. Os bolivianos costumam se reunir num feira do bairro do Pari chamada Feria de La Alasita.



 VEJA O MAIS CURISIDADE NO FACEBOOK CLICANDO AQUI.

18 comentários:

Décio disse...

Tuite com a tag #!/maiscuriosidade

Anônimo disse...

isso nao serve! esse saiti e uma bosta!

Anônimo disse...

quem digita 'saiti', não tem moral pra dar opinião.

Anônimo disse...

valew mesmo,esse SITE ajudo pra caramba na minha pesquisa XDDD

Anônimo disse...

vcs desse site nao sabem nem descultir se eu fosse descultir eu quebrari todos...
vao de fude seus arrombados e paus no cu ..
beijo do gordo
tchau

Anônimo disse...

Essa vai para o último que escreveu. Não iria fazer nada a propósito você nem ao menos sabe escrever.

poio disse...

gostei desse site, me ajudou bastante. (mesmo)

Anônimo disse...

adorei o SITE traz uma parte desconhecida da Bolivia... me ajudou muito. Mais Descultir é mara kkk'

Anônimo disse...

me ajudou muito a fazer minhas pesquisas vlw mesmo

Anônimo disse...

Gostei muito do Blog, me ajudou bastante com meu trabalho o/

Anônimo disse...

Mi ajudo mto no trabalho

Anônimo disse...

Muito bom o site , e quem escreve '' saiti'' nao tem moral pra nada ,afinal se nao sabe escrever como a pessoa pode dar uma opinião, se liga !

Anônimo disse...

SITE mto bom :D me achou mto no meu trabalho de Geografia, tirei a nota máxima.
Bora Bahêa Minha Porraaa

Anônimo disse...

*SITE mto bom :D me AJUDOU* mto no meu trabalho ...

Nivas Podridão disse...

Eu gostaria de saber que introduziu o chapéu coco na indumentária chola. O chapéu coco nada tem a ver com a antiga cultura inca, será que foi influência dos colonizadores europeus?

Anônimo disse...

ótimo site !me ajudou bastante..vlw

Alvaro Abbas disse...

Gostei do site ,me ajudou bastante na minha pesquisa sobre esse país.
A Bolívia tem lugares maravilhosos e o povo é bastante amigavel. Valeu .

Anônimo disse...

xD