01/12/10

FELIZ ANO NOVO! CURIOSIDADES SOBRE O RÉVEILLON



A primeira comemoração de Ano Novo ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2 000 a. C. Quer dizer que o réveillon é mais antigo do que o nosso calendário.

Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia específico no calendário para as festividades de Ano Novo. O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro – o que foi mantido no calendário juliano e, posteriormente, no gregoriano.

Ao invés do tradicional peru, alguns povos servem peixe na ceia de Ano Novo. Na Dinamarca, por exemplo, a ceia é à ase de peixes e batatas. Aliás, você sabia que os dinamarqueses sobem em cadeiras, pulam e brindam o Ano Novo com champanhe assim que o relógio marca meia-noite?

Na Escócia, homens e mulheres comemoram a passagem de ano com beijos… na boca!

Quando o relógio marca meia-noite, os austríacos jogam chumbo derretido na água. As figuras que aparecem quando o chumbo esfria são guardadas como um amuleto.

Os hondurenhos jogam três laranjas - uma sem casca, uma com parte da casca removida e outra com toda a casca - debaixo da cama sem olhar. Depois, pegam a laranja que estiver ao alcance da mão. Se pegar a laranja com casca, acredita que terá sorte no ano que se inicia; se pegar a laranja com parte da casca, a crença é de que terá um ano regular; se pegar a descasca, o ano será ruim.


Clique aqui para continuar a leitura.

Clique aqui e conheça a coletânea das 1 000 curiosidades mais incríveis do Mais Que Curiosidades.

Clique aqui e veja outros fatos curiosos no Facebook.

Um comentário:

Décio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.