30/11/10

CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE A DINAMARCA


O nome oficial da Dinamarca é Kongeriget Danmark.

A Dinamarca é constituída pela província continental da Jutlândia e por 443 ilhas. Fazem ainda parte da Dinamarca as Ilhas Feroé e a Groenlândia, ambas no Atlântico Norte.

A Dinamarca é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar. O papel de Chefe de Estado é exercido pela rainha Margarida II. O atual chefe de governo (novembro/2010) é o Primeiro-Ministro Lars Lokke Rasmussen.

A população da Dinamarca é de 5,5 milhões de pessoas, ou seja, metade da população da cidade de São Paulo.

O país é um dos mais desenvolvidos da Europa e uma das nações com melhor qualidade de vida do mundo.

Os dinamarqueses chegaram a controlar a Noruega, Suécia e partes da Alemanha e do Reino Unido. Dinamarca e Noruega chegaram a formar um só reino até 1814.

A maior parte da população fala o dinamarquês, uma língua germânica com fortes parentesco com o alemão, o sueco e o inglês. Um dinarmarquês pode entender com facilidade o sueco e o norueguês. O contrário também é verdade: noruegueses e suecos entendem o dinamarquês.

Assim como boa parte da população da região da Escandinávia, os dinamarqueses são descendentes dos vikings.

A Dinamarca é um dos poucos países da União Européia a não adotar o Euro. A moeda local é a Coroa Dinamarquesa.

Os verões dinamarqueses são amenos, com máximas em torno de 25º C. Mas é no inverno que a coisa pega. As temperaturas podem chegar a – 10º C com facilidade. A precipitação de neve é comum.

Um detalhe: as estações do ano são muito bem distribuídas. No inverno, o sol amanhece às 9h00 e se põe às 16h00. No verão, ele nasce às 5h00 e se põe às 23h00.

A história de Hamlet, de William Shakespeare, foi ambientada na Dinamarca.

As comidas típicas são: lombo suíno, pato assado e pão preto dinamarquês. O prato mais popular é batata com arenque. A propósito, os dinamarqueses comem batata em quase todas as refeições.

A bebida típica da Dinamarca (assim como de toda a Escandinávia) é o aquavit, uma espécie de destilado de batata.

A mais famosa empresa dinamarquesa é a Lego, fabricante de brinquedos de montar.

Entre os dinamarqueses conhecidos estão o físico Niels Bohr, o astrônomo Tycho Brahe, o escritor Hans Christian Andersen, a atriz Brigitte Nielsen, o músico Lars Ulrich (baterista da banda Metallica) e o filósofo Soren Kierkegaard.

9 comentários:

thiago leonart disse...

msm sendo tudo isso ainda acho a dinamarca um lixo

Anônimo disse...

é um ótimo país.

Anônimo disse...

vlw

Anônimo disse...

que puta de blog OMG !! que seca

Anônimo disse...

obrigado cara, ajudou-me muito para um trabalho da escola

Anônimo disse...

Thiago Leonart, a Dinamarca nao é um lixo,nenhum pais é lixo (o Brasil é um pouco,mas não vem ao caso). A tua casa,sim, deve ser um lixo. E não é só porque você não tem oportunidade de conhecer algum país que você deve julga-lo,assim ! Leia primeiro um pouco mais sobre a Dinamarca,e depois sim, pode expressar sua opnião ! esse teu comentário foi avulso ;) // e ao autor do texto, muito obrigado, me ajudou e tanto a um trabalho de faculdade !

Anônimo disse...

BAH FOOOOOOOOOOODAAASSSSSSEEEEE A DINAMARCA PPPPPOOOOOOO KOISA XATA HEIM NAO TM UQ INVENTA MEU QPORCARIA E ESSAA MEUUUUUUUUUUUUUUU

Anônimo disse...

Esse povo que puxa saco de gringo é osso viu, vocês deveriam dá mais valor ao Brasil pq os gringo tudo tem inveja da gente. É claro que a gente tem problemas e são muuuitoos, mas são por causa de pessoas que não ligam pro país incluindo esse paga pau de gringo. A Dinamarca tem uma qualidade de vida melhor do que no Brasil tem sim, mas a Dinamarca tem qualidade de vida melhor do todos os países(Melhor país para se viver)... Sobre os americanos nem vou falar nada pq se segundo vocês o Brasil é fudido o EUA é pior ainda é claro que eles são mais ricos, mais desenvolvido e tals, mas prefiro meu Brasil mesmo. Abraços

Anônimo disse...

Dinamarca-''A maior parte da população fala o dinamarquês..'' queriam que falassem o quê?