17/09/10

30 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O CANADÁ


A palavra Canadá deriva de “k'anata”, que significa “pequena povoação” ou “a vila” no idioma índigena – provavelmente o algonquino.

O Canadá é o segundo maior país do mundo em área territorial, ficando atrás apenas da Rússia.

Como todos sabem, a América do Norte é formada por três países: México, Estados Unidos e Canadá. O detalhe é que o Canadá ocupa 41% dessa parte do continente americano, ou seja praticamente a metade da América do Norte.

A fronteira do Canadá com os Estados Unidos é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

O Canadá é o país que possui o maior número de lagos de água doce do mundo. São milhares de lagos, em todo o território. Só para se ter uma idéia, a província de Ontário possui nada mais nada menos do que 25.000 lagos.

São dois os climas: temperado e ártico. Os invernos costumam ser bastante frios, com nevascas e temperaturas abaixo de zero.

Em Toronto, a temperatura pode chegar a 40º C no verão e a -33º C no inverno, uma diferença de mais de 70º C.

O país possui o 11º maior PIB e 7a renda per capita do mundo. O Canadá integra o G8, grupo dos países mais ricos do mundo.

O Canadá é uma monarquia constitucional com sistem parlamentarista. Ou seja, a chefia do Estado é exercida por um monarca e a do governo por um primeiro-ministro.

O Canadá possui dois idiomas oficiais, o inglês e o francês. Cada província tem o direito de definir o seu idioma oficial. O francês é falado majoritariamente em Quebec, enquanto Nova Brunswick é bilíngue. As demais províncias falam principalmente o inglês.

Como país é bilíngue, qualquer produto à venda nos supermecados e lojas de conveniência possui informações nas duas línguas.

O país também possui dois hinos oficiais: o hino nacional (O Canada) e o hino real (God Save the Queen).

Agora a pergunta: se o Canadá é uma monarquia constitucional e tem o hino God Save the Queen como oficial, quem é o monarca? Resposta: a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido.

As províncias do Canadá são Yukon, Nortwest Territories, Nunavut, Manitoba, Colúmbia Britânica, Alberta, Sakatchewan, Manitoba, Ontario, Quebec, Nova Brunswick, Labrador e Nova Escócia.

Por volta de 60% da população canadense vive na região dos Grandes Lagos e do Vale do Rio São Lourenço, no Leste do país.

As cidades mais populosas: Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Calgary, Edmonton, Quebec, Winnipeg, Hamilton e London. A região metropolina de Toronto, na província de Ontario, possui mais de 5 milhões de habitantes.

A maior parte da população canadense é cristã, sendo metade católica e metade protestante.

Quase 20% da população nasceu no estrangeiro, o que faz do Canadá um dos países com maior percentual de imigrantes do mundo.

O país possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do mundo. Vancouver é a cidade 3º com melhor padrão de vida, eleita também a “cidade mais habitável” do planeta.

O Canadá é um dos países que tem o maior número de automóveis por pessoa, praticamente um carro para cada duas pessoas.

Chamada de Maple Leaf Flag, a bandeira do Canadá possui duas barras verticais vermelhas representando os oceanos Pacífico e Atlântico e uma folha de bordo no centro, representando o país.

O bordo é uma árvore típica do Hemisfério Norte, encontrada na Ásia, Europa e América do Norte. A folha do bordo muda de cor ou cai conforme a estação do ano. Da seiva da árvore é extraído o xarope de bordo (maple syrup), muito consumido no Canadá e Estados Unidos com sorvetes, rabanadas, torradas e panquecas.

Montreal, na província de Quebec, é uma cidade quase que totalmente ligada por túneis. A cidade possui a mais extensa rede de túneis do mundo. É possível ir ao shopping, ao escritório ou escola sem sair ao ar livre. Estima-se que 500.000 pessoa circulem todos os dias pelos túneis de Montreal. O motivo está nos invernos com temperaturas normalmente abaixo de zero.

As mulheres representam 45% da mão-de-obra canadense. Elas ocupam quase todas as posições, de motorista de caminhão a presidente de empresa, de pedreira a advogada. Sinal de que no Canadá, a igualdade entre os sexos é levada a sério.

O esporte nacional é o hóquei sobre o gelo. Quase todas as escolas e universidades possuem quadras para a prática de hóquei.

O animal-símbolo do país é o castor, por lá chamado de beaver.

O basquete pode ser muito popular nos Estados Unidos, mas o crédito pela invenção do esporte é dos canadenses.

Assim como os seus vizinhos norte-americanos, os canadenses comemoram o Dia das Bruxas no final de outubro.

Não existe uma cozinha típica, ou muito menos pratos nacionais canadenses. A cozinha varia de região para região. Mas pode-se dizer que boa parte da população aprecia maple syrup, rosquinha, arroz selvagem, peixes (principalmente o salmão) e frutos do mar.

Canadenses famosos: Celine Dion, Alanis Morrisete, Alexander Grahan Bell, Jim Carrey, Donald Sutherland, Michael J. Fox e Bryan Adams.

13 comentários:

Décio disse...

Quer levar uma lembrança ou souvenir de São Paulo para casa? Então, visite a loja virtual Souvenires de São Paulo:

http://www.lojamais.com.br/loja/emp_bodyhome.aspx?codEmp=7115

Samara disse...

EU AMO O CANADÁ \O/ parecesertãolegal...'-'

AMENININAQUECOMENTOUAEW'-' disse...

É BOOOM VOCÊ POSTAR MEU COMENTARIO!>.> seucúzão--' ZOOooOOa '-'

meninapedeperdão:/ disse...

HÁHÁ











foimal taava com vontade de escrever '-' DESCULPE-ME T-T

Laura Vicunha disse...

amei seeu blog :B mtmt massa *--*

Anônimo disse...

Adoreei o blog, achei super interessante, tem informações que eu nem sabia, mt mt bom. Adorei!!!

marcos#pierry disse...

achei muito legal adorei

Anônimo disse...

Curti seu blog velho mt phoda... Me ajudo bastante no trabalho da escola....

Anônimo disse...

ajudou muito no meu trabalho escolar. obrigada, amei as curiosidades.

Décio disse...

Siga o https://twitter.com/#!/maiscuriosidade e veja as curiosidades mais impressionantes e os links mais loucos da Web.

Anônimo disse...

entrei nessa pagina pra fazer um trabalho e o meu trabalho foi o mais elogiado. show de bola!!!! muito legal!!! curti d+!! *-*

Anônimo disse...

FALTOU O JUSTIN BIEBER EM "Canadenses famosos" ¬¬

Anônimo disse...

Nossa adoreii seu blog me ajudou pra pacas valeu mesmoo!!!! Um bejo. Da ..........!!! :)