24/09/10

30 CURIOSIDADES SOBRE ASTRONOMIA


A cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros (um bilhão de quilômetros em cada direção).

Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.

Aliás, veja só que interessante: se dermos um sumiço nos átomos, seres vivos, planetas, constelações, galáxias, tudo, tudinho mesmo, o universo continuará pesando três quartos do que pesava antes – ou seja, restarão 73% da sua massa original.

Planetas, constelações e galáxias formam apenas 4% do universo. O resto é feito de matéria escura, um tipo estranho de matéria sobre a qual os cientistas não sabem nada.

A nossa galáxia, chamada Via Láctea, tem cerca de 200 bilhões de estrelas, embora alguns astronômos acreditem que sejam bem mais do que isso.

A galáxia mais próxima da Via Láctea é Andrômeda, também chamada de M31, localizada a dois mihões de ano-luz de distância.

A Via Láctea e a galáxia de Andrômeda fazem parte do mesmo aglomerado galáctico, o Grupo Local, com 30 membros. Segundo os astrônomos, Via Láctea e Andrômeda não só se chocarão formando uma só galáxia, como viajam pelo espaço na direção do aglomerado de Virgem, formado por centenas de outras galáxias.

Em uma noite de céu aberto podemos enxergar cerca de 2.500 estrelas.

As constelações mais conhecidas no Brasil são a Cruzeiro do Sul e Órion. A constelação de Órion é, em parte, formada por 3 estrelas alinhadas denominadas As Três Marias. Para os gregos antigos, elas representavam o Cinturão de Órion.

A luz que vem do sol demora cerca de 8 minutos para chegar a Terra. Pode parecer estranho, mas a luz de muitas estrelas levam milhares anos para chegar até aqui. Se uma estrela que fica a 15.000 mil ano-luz explodir nesse momento, o evento só sera visto da Terra daqui a 15.000 mil anos.

A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.

A Terra não é exatamente uma esfera.

Peso da Terra: 5.980.000.000.000.000.000.000 toneladas.

A Lua se afasta da Terra a uma velocidade um a três centímetros por ano e três metros por século.

O Sol é 330.000 vezes maior que a Terra. Aliás, você sabia que o Sol possui 99,9% de toda a matéria do Sistema Solar?

Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do Sistema Solar juntos.

O planeta do Sistema Solar com o maior número de luas é Júpiter, com 63. O segundo lugar fica com Saturno, com 34 luas.

Existem cinco planetas-anões no nosso Sistema Solar: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Alguns cientistas, no entanto, suspeitam que esse número seja bem maior.

A temperatura da Lua pode chegar a 100º C durante o dia lunar e -175º C à noite.

A estrela mais luminosa da Via Láctea é Eta Carinae, que emite cinco milhões de vezes mais energia que o Sol.

Já a estrela mais brilhante descoberta pelo ser humano é a supernova SN1987A, da galáxia Grande Nuvem de Magalhães. Sua luminosidade é maior do que a da sua própria galáxia.

A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente cinco são visíveis a olho nú.

Os cientistas não sabem precisar quantas galáxias existem no Universo, mas calculam que seja algo em torno de 100 bilhões. O número de estrelas varia de galáxia para galáxia, ficando entre 100 bilhões e três trihões de astros.

Existem vários sistemas de identificação de astros. Os mais usados são o sistema Messier (M) e o Novo Catálogo Geral de Nebulosas e Aglomerados de Estrelas (NGC). Muitas galáxias são identificadas pelo dois sistemas. Um exemplo é Andrômeda, que é identificada como M 31 e NGC 224.

Galáxias são sistemas formados por poeira, gases e estrelas, unidas por sua prórpia gravidade. Existem diversos tipos de galáxias: espirais (como a Via Láctea na imagem acima), elípticas, barradas e irregulars.

Nebulosas são corpos celestes formados por gases e poeira, nas quais nascem as estrelas. Ganhou esse nome por serem parecidas com nuvens. As nebulosas mais conhecidas são a de Água, Órion, Bumerangue, Olho de Gato e Tarântula.

Estrelas de nêutrons são corpos supercompatos, ultramassivos, que giram muito rápido e possuem gravidade extremamente alta. São formadas quando estrelas com massa oito vezes maior que a do Sol esgotam sua energia nuclear.

Anã branca é a fase final de uma estrela, depois que ela desprendeu suas camadas externas, restando apenas o núcleo. São corpos pequenos, com matéria densa e quente, além de brilho intenso.

Buracos negros são estrelas pesadas, que entraram em colapso. Sua gravidade é tão intense que afeta o espaço em volta e atrai a própria luz.

Quasares (quasar é uma abreviação de “quase estelar”) são buracos negros gigantes no centro das galáxias. São fortes emissores de luz e ondas de rádio. Esse tipo de corpo celeste gira muito rapidamente. Os astrônomos acreditam que são alguns dos objetos mais antigos e distantes do Universo.

22 comentários:

Anônimo disse...

Isto é incrível, só Deus mesmo para tanto poder!!!

Anônimo disse...

parabens pelo site eu sou um estudante. seu site é 10 que DEUS te abançoe

Anônimo disse...

Muito obrigado consegui bom conteúdo pra oque precisava!

LIA disse...

É INCRÍVEL QUE DIANTE DESTES FATOS GIGANTESCOS, AINDA EXISTAM, PESSOAS QUE CONTINUEM NEGANDO O PODER ONIPOTENTE DE DEUS.... GOSTEI DO SITE....

Anônimo disse...

A onisciência e a onipotência são incompatíveis entre si. Se Deus é onisciente, ele já tem de saber que vai intervir para mudar o curso da história usando sua onipotência. Mas isso significa que ele não pode mudar de ideia sobre a intervenção, o que significa que ele não é onipotente.

Anônimo disse...

UM DIA PARA DEUS É COMO MIL ANOS PARA NÓS. ENTÃO ELE NÃO É ONISCIENTE, PORQUE ENVELHECE.ESTÁ SUBORDINADO AO TEMPO. DEUS FEZ O MUNDO EM SEIS DIAS, NO SÉTIMO ELE DESCANSOU.SE ELE SE CANSA É PORQUE PERDE ENERGIA E ENVELHECE. E ONDE ESTAVA ELE ANTES DE CONSTRUIR O UNIVERSO ? ELE CRIOU O TEMPO, OU VEIO NO TEMPO ?

Anônimo disse...

UALL sensacional o site, adorei :)

Anônimo disse...

adorei, me ajudou muitooooooooooooo

Anônimo disse...

Muito interessante esse site espero um dia poder ser uma astronoma e sonho em viajar para a lua e descobrir um novo planeta ou uma estrela e concerteza vou reconmedar esse site a outras pessoas um beijo e um abraço do tamanho de uma galaxia.

Anônimo disse...

Deus? Ele não entra nessa história. Nenhum cientista pode acreditar em Deus. Pois, procuram explicar a origem de mundo, com razão, sem essas crenças bobas.

Anônimo disse...

É tão bonito a gente saber de coisas palpáveis, principalmente em se tratando de astronomia.
E colocam Deus no meio disso.
Se Deus criou todo o Universo, consequentemente dever ter criado mais sêres vivos em outros planetas. Se não fez isso, provou que não sabe absolutamente nada sobre utilizar espaços. Criar um Universo gigantesco e entupido de estrelas e planetas só prá "enfeitar" o espaço é meio insano.

Anônimo disse...

O fato é que tudo isso surgiu de algum jeito, meu pensamento é que existe alguem por tras disso tudo, mas afirmo que não é o Deus que cresci ouvindo falarem, por que o Deus a que todos se referem paresse um tanto quanto mau.

Eduardo Amaral disse...

Faltou os magnetares !

Anônimo disse...

Seu comentário me deu câncer. "Deus fez o mundo e seus mistérios". Se você for levar para o lado físico, vai perceber que Deus não é um corpo, é um espírito, ou seja, não cansa. Na Bíblia também está esrito que Deus é onipotente, unisciente, e tudo isso. Leia a Bíblia amigo, não é à toa que a ciência e a religião tem toda essa rivalidade.

Anônimo disse...

Esses comentários de analfabetos me dão câncer!
Site show!

adriana ferreira disse...

antonio augusto na natureza nada se perdi nada se cria tudo se transforma









































































Anônimo disse...

É incrível como é fácil enganar pessoas. Esse lixo de bíblia é cheio de contradições e erros científicos e se deixam levar pelo conforto da fantasia. Vão estudar por fontes sérias que é melhor.

Anônimo disse...

Deus ? Big Bang aí mano.

Anônimo disse...

Muito interessante!
E para os iludidos, qual a relação disso com Deus? Se ele ele fosse realmente onipotente e bom o mal não existiria, aí é que tá, ou ele não é onipotente por conseguir combater o mal ou ele é mal por conseguir combater mas nao fazer nada.

Anônimo disse...

Logicamente tudo que não nasce ou não é de origem terrestre é um extraterrestre (E.T. avá). Deus fez a Terra e mesmo com toda a sua onipotencia é impossivel ele ter nascido na Terra, logo esse cara que vcs chamam de Deus num passa de um E.T.zinho mau. Supondo que ele realmente exista é claro.

Anônimo disse...

1° : se ele é onipotente ele não é necessariamente um espirito, ele é o que quiser, corpo fisico, uma pedra, uma arvore ou caralho a quatro, ele nao é onipotente? Que poder é esse de se limitar a um espirito?
2° : a própria biblia relata que deus criou o mundo e descansou no setimo dia. Qual é, ele não cansa? Quem ta errado: você ou a biblia?

Anônimo disse...

Entao reza para seu deus aí e pede pra ele usar a onipotencia dele com algo util. Pede para ele parar de ficar criando estrelinhas que tem um monte de crianças inocentes passando fome.