23/08/10

VERÃO: CURIOSIDADES SOBRE A ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO



O Verão do hemisfério norte é chamado de "verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "verão austral".

Alguns povos antigos dividiam o ano em cinco estações: outono, inverno, primavera, o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso e o estio, de tempo quente e seco - palavra que originou o termo "estiagem".

O solstício ocorre duas vezes ao ano. No de inverno, a noite é mais longa que o dia. No de verão, o dia é mais longo que a noite.

Na Linha do Equador, a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com 12 horas de luz e 12 horas de noite. Quer dizer, os solstícios são inexistentes.

O grau Celsius (símbolo: ºC) foi designado em homenagem ao astrônomo sueco Anders Celsius, que foi o primeiro a propô-lo. As temperaturas no Brasil são medidas em graus Celsius.

A temperatura mais alta registrada no Brasil durante o verão foi 43º Celsius na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1 984. A maior temperatura ambiente, no entanto, foi registrada na localidade de Azízia, na Líbia: 58º Celsius.

Clique aqui para continuar a leitura.

Clique aqui e saiba quais são as 1 000 curiosidades mais incríveis publicadas em nosso blog.

Clique aqui e veja outras curiosidades sobre esse e outros assuntos no Facebook.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gente,não gosto do horario de verão,me sinto lesada,estão me tirando uma hora de vida....Eu acho que o minimo que o governo poderia fazer era um censo,quem gosta e quem nao do horario de verão.Pois ao contrario de economia na minha casa, aumenta é o consumo de energia,o ventilador tem que ficar ligado o dia inteiro e a noite também.Pelo fato de demorar a escurecer a sensação é que a Terra custa a refrescar.Afinal pra quem é essa economia?Durmo mal, me alimento mal e uma fatiga terrivel.Gente acaba com esse horario.

Anônimo disse...

Adoro o horário de verão. O dia rende muito mais, sem dúvida.
Parece que dá mais energia.
Por mim, poderia ser adotado por mais tempo que atualmente.