31/08/10

INFORMAÇÕES ÚTEIS E CURIOSIDADES SOBRE... DROGAS!!!



A palavra droga originou-se do holandês “droog”, que significa “folha seca”.

A venda ilegal de drogas movimenta por volta de U$ 300 bilhões ao ano e representa 8% do comércio mundial.

As primeiras evidências de consumo de cannabis datam do terceiro milênio a. C.. A erva foi consumida por gregos, hindus, assírios, dácios, trácios e outros povos. Segudo um relato do historiador grego Heródoto, a cannabis era usada em saunas para deixar os frequentadores “alucinados”.

Você sabia que o primeiro carregamento de cannabis chegou ao Brasil em caravelas portuguesas no ano de 1549?

Segundo estimativas da ONU, cerca 4% da população mundial - o que equivale a 165 milhões de pessoas - usa maconha pelo menos uma vez por ano. O número de consumidores diários é de aproximadamente 22 milhões.

Algumas mentiras sobre a maconha: ela diminui o número de espermatozóides no homem, induz à violência por parte do usuário, estraga os neurônios e pode levar o usuário à esquizofrenia.

Verdades sobre a maconha: o usuário pode partir para drogas mais pesadas, a fumaça está associada ao aparecimento de bronquites, fumar durante a gravidez traz problemas para a criança, pacientes de esquizofrenia que fumam podem ter crises mais fortes e o fumo pode provocar perturbações hormonais nas mulheres. Os riscos de pessoas que consomem maconha por mais de cinco anos serem vítimas de alucinações é duas vezes maior; e o de delírios, quatro vezes mais elevado.

O dia 1º de novembro é o Dia Nacional da Maconha, data em que ocorrem diversas manifestações a favor do uso da erva.

Segundo os cientistas, algumas drogas não-legalizadas podem, sim, ser usadas para fins medicinais. A cocaína, por exemplo, já foi largamente utilizada como anestésico. A maconha é usada em muitas partes do mundo para tratar glaucoma, esclerose múltipla e náuseas e dores de pacientes em tratamento com quimioterapia.

O Canadá foi o primeiro país do mundo a legalizar a maconha para fins terapêuticos.

Existe nos Estados Unidos uma revista especializada em maconha. Em reportagem de janeiro de 2003, a publicação lançou a tese de que alguns milagres atribuídos a Jesus foram realizados com uma mistura à base de maconha.

As plantações de maconha estão ameaçando o kiwi, ave símbolo da Nova Zelândia. Segundo ambientalistas desse país da Oceania, os traficantes estão destruíndos enormes pedaços de florestas para plantar a erva, ameaçando a população dessas aves. Estima-se que a população esteja caindo 6% ao ano.

A folha de coca é usada há mais de 1200 anos por povos nativos da América do Sul, que a mastigavam para suportar a fome, a sede, o cansaço e os efeitos da altitude dos Andes.


Clique aqui para ler o restante do texto.

Um comentário:

Décio disse...

No futuro, farei posts à parte sobre álcool e tabaco.
Mais informações sobre os famosos e as drogas no blog Gene de Gênio (link ao lado)