26/08/10

CURIOSIDADES E COISAS INTERESSANTES SOBRE A FRANÇA


Na época do Império Romano o território da atual França era chamado de Gália (isso mesmo, a terra dos bravos gauleses Asterix e Obelix). O nome do país vem da tribo dos francos - uma tribo germânica -, cujo nome significa "homens livres".

A França é o maior país da União Européia e o terceiro da Europa, atrás apenas da Ucrânia e da gigantesca Rússia.

As três cores da bandeira da França simbolizam os ideais da Revolução Francesa Liberdade (Liberté), Igualdade, (Égalité) e Fraternidade (Fraternité). Representam também o poder legislativo, o executivo e o povo.

Chamado de A Marselhesa (La Marseillaise), o hino nacional da França foi composto em 1792 por um oficial do exército chamado Claude Joseph Rouget de Lisle. Recebeu esse nome por ter sido popular entre as unidades do exército de Marselha durante a Revolução Francesa.

A França é o país mais visitado de todo o mundo, recebendo por volta 82 milhões de turistas estrangeiros anualmente.

A França está dividida em 26 regiões administrativas, sendo 22 na parte européia e quatro ultramarinas. As principais regiões da França continental são: Alsácia, Bretanha, Borgonha, Lorena, Alta Normandia, Baixa Normandia, Provença, Aquitânia, Centro e Córsega, entre outras. A França de ultramar é formada por Guadalupe, Martinica, Reunião e Guiana Francesa.

A Guiana Francesa é um enclave da França localizado na América do Sul. Ela faz fronteira com os estados brasileiros do Amapá e Amazonas.

A cidades mais populosas da França são Paris, Marselha, Lyon, Toulousse, Nice, Nantes, Estrasburgo, Montpellier, Bordeaux e Lille. Paris, a capital, possui mais de 2 milhões de habitantes.

Muitas palavras usadas no vocabulário brasileiro são de origem francesa. Anote aí: ateliê, balé, batom, cabaré, camelô, carnê, chalé, champanhe, complô, filé, garçom, lingerie, maiô, metrô, perfume, pivô, purê, sutiã, toalete e tricô.

Empresas francesas que atuam no Brasil: Renault, Peugeot, Citroen, Rhodia, Carrefour, Danone, Saint-Gobain, Alcatel, Accor, FNAC, Leroy-Merlin e Michelin.

Os franceses são os maiores produtores e exportadores de vinhos do mundo. Também estão entre os grandes consumidores. Aliás, as uvas consideradas nobres são, em grande parte francesas: chardonnay, cabernet sauvignon, cabernet franc, malbec, merlot, pinot meunier, pinot noir….

Por falar em vinho, você sabia que o autêntico champanhe (que, na verdade, é uma espécie de vinho espumante) é produzido na região de Champanhe-Ardenne, na França?

Queijos. Os franceses são grandes produtores e consumidores do produto. Existem mais de 400 variedades do produto no país. Alguns dos mais conhecidos: Camembert, Roquefort, Brie, Caprice des Dieux e Raclette.

A França é um dos maiores produtores mundiais de produtos de luxo. A empresa voltada para o segmento de luxo mais conhecida é a LVMH, uma grande produtora de bolsas, vestuário, bebidas e jóias. As marcas mais famosas da LVMH são: Louis Vuitton, Moët & Chandon, Don Perignon, Marc Jacobs, TAG Heuer, Hennessy, Veuve Clicquot, Fendi, Donna Karan, Givenchy, Sephora, Marc Jacobs e Kenzo.

Os pintores franceses mais conhecidos são: Nicolas Poussin, Jacque-Louis David, Eugène Delacroix, Gustave Courbet, Jean-Auguste Dominique Ingres, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin, Paul Cézanne, Auguste Renoir, Claude Monet, Edgar Degas, Georges Braque e outros.

Os franceses desconhecem a receita do nosso pãozinho francês. A receita surgiu no início do século 20, na época da I Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros ricos que voltavam de viagem a países da Europa, provavelmente inspirados pela baguette francesa. Ela só surgiu no início do século XX e difere da receita do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

Na França, os tradicionais bolinhos de chuva (como são conhecidos no Brasil) são chamados de pet de nonne – algo como “peido de freira”.

A melhor época para visitar a França é de abril a setembro. As temperaturas máximas no verão (entre junho e setembro) chegam, em média, aos 25º C (inclusive em Paris). No Sul, as máximas se aproximam dos 30º C no verão. Só há um problema: é justamente no verão que o fluxo de turistas aumenta, os hotéis ficam cheios, as filas dos museus aumentam…

10 comentários:

Anônimo disse...

Tas de parabens. o teu blog é incrivel. Ajudoume imenso

Anônimo disse...

Muito massa! Ajudou muito! Valew!

Anônimo disse...

valeu foi util demais e olha que sou 5 ano :)

Anônimo disse...

conheço a França;por sinal,é o país que mais gosto da Europa. Depois do espanhol,também é o francês o idioma estrangeiro que prefiro.

Anônimo disse...

Foi muito util no meu clube de inter culturas. Parabens! E tambem sou do 5ºano! :D

Anônimo disse...

foda-se ñ me ajudou em porra nenhuma

Anônimo disse...

valeu me ajudou muito

Anônimo disse...

me ajudou, mas keria msm é tipo quem é o presidente, localizaçao geografica, essas coisas. É um saco esse meu trabalho

Anônimo disse...

O site tá de parabéns, tirei 10 no meu trabalho.Valeu...

Anônimo disse...

Teu blog é d+,tirei 10 no meu trabalho de geografia...Valewww...