23/07/10

CURIOSIDADES: INVENÇÕES E INVENTORES


Além da lâmpada, o norte-americano Thomas Alva Edison patenteou outras 1.032 invenções.

Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi lançada em 1958 e ganhou o nome da filha do casal norte-americano Ruth e Ellit Handler, donos da fabricante de brinquedos Mattel.

As calças do tipo bermuda receberam esse nome por que foram criados nas ilhas Bermudas, no Caribe.

O primeiro computador totalmente eletrônico surgiu em 1946. Fazia 5 mil cálculos por segundo e pesava 30 toneladas.

O automóvel foi inventado na Alemanha em 1885, por Otto Benz. Mas, antes dele já existiam semáforos nos Estados Unidos. O primeiro de que se tem notícias apareceu na cidade de Boston em 1840.

O inventor da máquina de escrever foi o padre brasileiro José Francisco de Azevedo. A patente, porém, foi registrada pelo norte-americano Christopher Sholes.

Um dos maiores inventores de todos os tempos foi Leonardo Da Vinci. O italiano Da Vinci idealizou inventos que só se tornariam realidade séculos depois como o helicóptero, o tanque de guerra e o paraquedas.

Outro grande inventor foi o norte-americano Thomas Alva Edison. Entre os seus inventos estão o gramofone (avô dos atuais aparelhos de som) e a lâmpada elétrica. Ao longo da vida, Edison patenteou mais de mil invenções.

O norte-americano naturalizado (ele nasceu na Escócia) Alexander Graham Bell ficou conhecido como o inventor do telefone. Mas, nos Estados Unidos, Bell é também conhecido como fundador da companhia telefônica Bell e um dos fundadores da prestigiada National Geographic Society.

O senso comum argumenta que o inventor da imprensa foi o alemão Gutemberg. Muitos historiadores, porém, contestam essa versão. Eles explicam (e provam!) que os chineses já usavam técnicas de impressão cerca de 700 anos antes de Gutemberg. Eles costumavam imprimir calendários, livros sagrados e poesias.

Por falar em China, existem mais de 130 inventos que vieram de lá: a bússola, a tinta nanquim, o papel, a escova de dentes, o sismógrafo, o papel-moeda, a porcelana…

O primeiro vôo de Santos Dumont, a bordo do 14-Bis durou apenas 21 segundos e ele voou somente três metros de altura, percorrendo uma distância de 60 metros. Aliás, você sabia que Dumont foi o criador do relógio de pulso?

Lista de produtos criados para fins militares e que foram adaptados para o nosso dia-a-dia: forno de microondas, panela de Teflon, computador, margarina, leite condensado e, acredite se quiser, chocolates M&M’s.

Nenhum comentário: