14/07/10

AMAZÔNIA - 25 CURIOSIDADES SOBRE A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO


Antes de ser batizado de Rio Amazonas, o maior rio brasileiro era chamado pelos indígenas de Rio Icamiabas. O detalhe é que Icamiabas designava as mulheres que viviam sem homens, como as míticas amazonas.

O Rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico num único dia mais água do quo o Rio Tâmisa em um ano. Um dos afluentes do Amazonas, o Rio Negro possui mais água do que toda a água doce da Europa.

Só para se ter uma idéia quantidade de água doce despejada no Atlântico pelo Amazonas: a salinidade do mar é mais baixa do que o normal até 150 Km mar adentro.

Imagens de satélites mostram o crescimento do litoral da Guiana Francesa e do estado do Amapá, no Brasil. A explicação está na quantidade de sedimentos despejados no Oceano Atlântico pelo Rio Amazonas.

Os rios escuros como o Rio Negro são mais bonitos, mas possuem uma água mais ácida e pobre em nutrientes. Por isso, apenas 5% dos peixes comercializados em Manaus vêm do Rio Negro.


Para ver a continuação do texto, clique aqui.


7 comentários:

Décio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Barcelos na NET disse...

O maior arquipélago Fluvial do mundo chama-se Mariuá e não Mamirauá.. corrijam!

Anônimo disse...

oi adorei o site porque foi o único lugar que eu achei informaçôes para o meu trabalho da escola

Anônimo disse...

Adorei o site pq consegui achar as coisas pro meu trabalho (:



Déborah.

Anônimo disse...

que tosco
amazonia nao e o mesmo que amazonas sabia?
no inicio voce pois amazônia e depois coloca amazonas .

Anônimo disse...

Ótimo site, achei tudo para o meu trabalho ��

Anônimo disse...

Amei essa página, principalmente pela leitura fácil e simples, possibilitando seu entendimento por qualquer faixa escolar. E pouco importam as criticas negativas. O ser humano costuma ter esse perfil: criticar a obra alheia quando não tem capacidade para fazer algo melhor. Humildade é para poucos. Parabéns!