30/06/10

20 CURIOSIDADES SOBRE A HOLANDA


A Holanda é normalmente chamada de Países Baixos (ou Nederland, literalmente “países baixos”). Ela recebeu esse nome por causa das 12 províncias locais, os tais países.

A Holanda é extremamente plana (praticamente não possui montanhas) e 40% do país fica abaixo do nível do mar.

A capital dos Países Baixos é Amsterdã, mas a sede do Governo fica na cidade de Haia.

Os neerlandeses comemoram o Natal durante dois dias: 25 e 26 de dezembro. A troca de presentes, porém, é feita no dia 5 de dezembro, dia de São Nicolau.

Os holandeses/neerlandeses são um povo extremamente liberal. O naturismo, o casamento gay, o uso de drogas como a maconha, a eutanásia, o aborto e a prostituição são praticamente liberados.

A Holanda é um dos países mais densamente povoados do mundo, com 450 habitantes por quilômetro quadrado. Quase metade da população vive em torno de três cidades: Amsterdã, Haia e Roterdã.

A Holanda é sede de cinco tribunais internacionais: o Tribunal Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia, o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados na cidade Haia, bem como a sede da agência da União Européia de informação criminal, a Europol. Isto levou a cidade a ser apelidada de "capital legal do mundo".

Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos e uma das mais influentes metrópoles do mundo, foi fundada em 1624 por holandeses. A cidade foi batizada de Nova Amsterdã e só mais tarde recebeu o nome atual.

O Nordeste brasileiro chegou a ser, durante um certo tempo, colônia holandesa. O domínio holandês teve três fases. A primeira iniciou-se em 1630 e foi marcada pelo esforço holandês para eliminar o principal núcleo resistente à invasão, o Arraial do Bom Jesus, que caiu em 1635. A segunda correspondeu à consolidação do domínio flamengo, de 1635 a 1645, com destaque para a gestão de Maurício de Nassau. Finalmente, a terceira durou até 1645, ano em que a Insurreição Pernambucana conseguiu expulsar os holandeses do Nordeste.

Os Países Baixos possuem dois territórios autônomos no Caribe : as Antilhas Holandesas e Aruba.

A Indonésia (um dos mais populosos países do mundo) foi colônia holandesa até 1963.

A Guiana Holandesa foi possessão dos neerlandeses até 1976, quando conseguiu sua indepedência e adotou o nome de Suriname. Detalhe: o Suriname faz fronteira com o estado brasileiro do Pará.

O município brasileiro de Holambra (derivado da junção de Holanda, América e Brasil), no estado de São Paulo, recebeu esse nome em virtude de uma colônia holandesa que estabeleceu na região. Holambra é um dos maiores produtores de flores (inclusive tulipas) do país.

Os africâneres (ou bôeres) são descendentes de colonos franceses, alemães e, em sua grande maioria, holandeses que se estabeleceram na África do Sul. Eles desenvolveram sua própria língua, o africâner, que é atualmente uma das onze línguas oficiais da África do Sul.

O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Chama-se Wilhelmus e foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência da Holanda) e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.

Os Países Baixos têm mais de 15.000 ciclovias, há tantas bicicletas quanto habitantes.

O maior porto do mundo é o de Roterdã, na Holanda.

Por que a camisa da seleção holandesa de futebol é laranja? Simples, o laranja é a cor da dinastia de Orange (laranja, em português), da família real da Holanda, que começou em 1544 e continua até hoje com a rainha Beatriz. Detalhe: o país é uma monarquia parlamentarista.

A seleção holandesa participou de oito Copas do Mundo. Foram 17 vitórias, 10 empates e 10 derrotas. As melhores participações foram em 1974 e 1978 (em ambos os casos, ela foi vice-campeã).

Os holandeses jogaram três vezes contra os brasileiros em Copa do Mundo. Resultado: uma vitória, uma derrota e uma empate.

8 comentários:

Capitão Holandês disse...

muito bom

boas curiosidades, e o site é interessante.

Anônimo disse...

Muito interessante gostei muito deste site

Anônimo disse...

Lindooooooooooo

Adorei e deu para ficar a conhecer mais Holanda

Ayrton Dos Santos disse...

simplesmente espetacular,adorei as curiosidades, no momento sou um dos fãs desse pais chamado HOLANDA.
xD

Anônimo disse...

Otimoooo mais faltoou algumas coisas basicas tipo eles amam comer stropwaffel (n sei se escreve assim) eles amam patinar no gelo e nadar
La tem um parque muito famoso chamado effitelin que e tipo a disney e muitos outros

Anônimo disse...

casamento gay, prostitutas e matar crianças inocente (abortos)e apoiar drogados ? não creio que esse país seja desnvolvdo.
para mim é um país primitivo e ediondo.
uma verdadeira sodoma e gomorra.

Décio disse...

Anônimo,

os indíces de criminalidade e o consumo de drogas - além da maldita corrupção - são menores na Holanda do que no Brasil.
Lembrando que também são feitos milhões de abortos clandestinos em nosso país. Lá, os abortos causam as mortes de fetos; aqui, provoca a de fetos e de mulheres.

Eliana pesa disse...

Também gostei muito,parabéns. Só faltou falar sobre as línguas nacionais. Obrigada, Eliana