04/05/10

VULCÕES, A TERRA EM FÚRIA


A palavra vulcão vem de Vulcano, deus do fogo na mitologia romana.

A maior parte da atividade vulcânica ocorre nas bordas das chamadas placas tectônicas – as subdivisões que separam a terra em crostas que se aproximam ou se afastam lentamente, provocando terremotos e mudanças na geologia do planeta.

Os vulcões estão distribuídos por todo o planeta, mas a maioria se localiza no chamado Anel de Fogo do Pacífico. Essa é também uma das regiões mais sujeitas a terremotos no mundo.

Estima-se que existam mais de 500 vulcões ativos no mundo.

O maior vulcão do mundo é o Mauna Loa, no Havaí, com mais de 12 mil metros de altura.

A atividade de alguns vulcões é maior do que a de outros. Os vulcões mais ativos do mundo atualmente são o Stromboli (na Itália), o Etna (também na Itália), o Izalco (em El Salvador), Cotopaxi (Equador) e Kilauea (Havaí, Estados Unidos).

A temperatura da lava de um vulcão pode chegar a 2.000º C.

O mais antigo vulcão extinto do mundo fica na região amazônica. Sua idade? Quase dois bilhões de anos.

A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, está localizada sobre a cratera de um vulcão extinto que desmoronou.

Uma das mais conhecidas erupções vulcânicas da história foi ao do Vesúvio, que soterrou a cidade de Pompéia no ano 79 d.C.. Pompéia só foi redescoberta em 1738.

A última grande erupção do Vesúvio ocorreu em 1944. Os cientistas suspeitam que, devido ao crescimento populacional no entorno, uma próxima grande erupção causará milhares de mortes.

A maior erupção vulcânica registrada pela humanidade ocorreu no Alasca em 1912. O vulcão Katmai expeliu uma nuvem de cinzas e gases tóxicos gigantescos, suficientes para escurecer tudo num raio de 200 Km.

O país mais sujeito a erupções vulcânicas do mundo é a Indonésia. São 130 vulcões ao todo. Alguns dos vulcões mais conhecidos da história estão em território indonésio, caso do Krakatoa, cuja erupção em 1883 matou mais de 36 mil pessoas.

A maior parte das terras da Islândia foi formada por atividade vulcânica. Existem mais de 100 vulcões no país. Os mais conhecidos são o Hekla, o Kafla, o Helgafell e o Eyjafjallajokull. A erupção do Eyjafjallajokull, em 2010, paralisou dezenas de aeroportos na Europa. Suas cinzas chegaram a 11 mil metros de altitude e geraram o receio de que possam danificar as turbinas dos aviões.

3 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Anônimo disse...

adorei esse texto, pois amo estudar sobre os vulcões, acho muito interessante!!!

Anônimo disse...

Gostei Mt
Pq estava Precisando De Umas Pesquisa Para Um Trabalho ;)