03/05/10

EGITO, CURIOSIDADES SOBRE O REINO DOS FARAÓS


Um Faraó nunca deixava seu cabelo ser visto – ele sempre vestia uma coroa ou um toucado para escondê-lo.

Os egípcios ricos usavam perucas enquanto os mais pobres costumavam usar cabelos longos que podiam ser amarrados com rabo de porco. Até os doze anos, os garotos egípcios tinha que manter a cabeça raspada para se protegerem de pulgas e piolhos.





Para afastar as moscas, o faraó Pepi II sempre mantinha vários escravos nus perto dele. Os corpos dos escravos eram untados com mel, para atrair os insetos.



Tanto as mulheres quanto os homens egípcios usavam maquiagem. Eles acreditavam que a maquiagem tinha poder de cura.

Como o uso de antibióticos só foi possível a partir do século XX, a medicina popular era muito famosa antigamente. Os egípcios, por exemplo, usavam pães mofados para curar infecções.



As crianças egípcias não usavam roupas até a adolescência. Isso se devia às altas temperaturas da região. Os homens egípcios vestiam saias e as mulheres vestidos.

Ninguém sabe quem destruiu o nariz da Esfinge (imagem acima). Algumas lendas dizem que o nariz teria sido arrancado por balas de canhão da artilharia de Napoleão Bonaparte, ou também por tropas britânicas

Em todos os templos no Egito antigo os faraós podiam realizar as obrigações dos altos sacerdotes, mas geralmente seu lugar era ocupado por um sacerdote chefe.

Ao contrário da crença popular, esqueletos encontrados pelos arqueólogos mostram que os construtores das pirâmides eram realmente egípcios que tinham a confiança do faraó para no projeto. Anotações feitas nas pirâmides mostram que eles tinham orgulho desse trabalho e que se dividiam em grupos.


Quando um corpo era mumificado, seu cérebro era removido por uma de suas narinas e seu intestino retirado e colocado em jarros. Cada orgão era colocado em um jarro separado. O único orgão interno que não era removido era o coração, pois os egípcios achavam que ele era a morada da alma.



Ramsés, O Grande teve oito esposas oficiais e quase cem amantes. Ele viveu até 1212 a.C. quando morreu com 90 anos.

Um comentário:

Décio disse...

Os melhores bares, as melhores feirinhas de arte, os melhores doces (última atualização!!) e tudo o que São Paulo oferece de bom.
Dicas de passeios e turismo para quem vem e quem está na cidade de São Paulo.

Aproveite para as fotos de São Paulo vazia durante os jogos da Copa do Mundo.

Tudo isso no blog Vem Ver Sampa.

http://vemversampa.blogspot.com