19/05/10

CURIOSIDADES SOBRE OS DINOSSAUROS


A palavra dinossauro foi criada pelo estudioso de fósseis britânico Richard Owen, em 1842. Dinossauro significa “réptil terrível” – das palavras gregas deinos “terrível” e sauro “réptil”.

Os dinossauros dominaram a Terra durante milhões de ano. Os dinos surgiram no período Triássico e sobreviveram até o fim do Cretáceo.

Os dinossauros são classificados em diversos grupos, sendo eles: saurópodes (dinos com bacia de réptil), terópodes (predadores), ceratopsídeos (animais com adornos na cabeça), anquilossauros (dinos blindados e com “porretes” na cauda), estegossauros (com carapaças nas costas) e ornitópodes (com bico de pato).

São conhecidos 527 gêneros de dinossauros. Os cientistas acreditam que eles não eram exatamene répteis e que, por isso, algumas espécies podiam ter sangue quente e vivido em regiões de clima frio.

O maior dinoussauro que já existiu foi o Seismosaurus, que media nada mais nada menos do que 36 metro e pesava 51 toneladas.

O hadrossauro, uma espécie de dinossauro com bico de pato tinha (acredite!!) 960 dentes. Como os dentes eram renováveis, calcula-se que até o final da vida, o hadrossauro pode ter tido cerca de 10 mil dentes.

Levando em conta o tamanho da sua cabeça e de seu estômago, os paleontólogos deduzem que um Tiranossauro Rex era capaz de comer até 120 quilos de carne por dia.

O mais antigo dinossauro de que se tem notícias é o herrerassauro, que viva no atual território da Argentina.

Os primeiros fósseis de dinossauros brasileiros foram encontrados em 1897. Hoje, são conhecidos 14 dinos que viveram no Brasil, entre eles o abelissauro, o dinonicossauro, o antarctosaurus e o gigantesco titanossauro.

Acredita-se que a extinção em massa dos dinossauros foi provocada pelo choque de um asteróide contra a Terra. Ao chocar-se com o planeta, o bólido de nove quilômetros de diâmetro formou uma imensa camada de pó e gases que impediu a passagem da luz solar durante anos e dizimou ¾ da vida na Terra.

Houveram quatro grandes extinções antes do sumiço dos dinossauros. Elas ocorreram nos períodos cambriano, ordoviciano, devoniano e permiano. A extinção dos dinos ocorreu no Cretáceo, há 65 milhões de anos.

Depois da extinção dos dinossauros, teve início a era Cenozóica, marcada pelo aparecimento de mamíferos gigantes, provavelmente os ancestrais dos rinocerontes, elefantes, felinos e preguiças de hoje.

Alguns cientistas crêem que as aves sejam descendentes diretos dos dinossauros.



CURTA O MAIS CURIOSIDADE NO FACEBOOK CLICANDO AQUI.

6 comentários:

Décio disse...

Tuite com a tag #!/maiscuriosidade

Anônimo disse...

Muito obrigado ,consegui realizar minha pesquisa tirando minhas duvidas'.O site é otimo =]''

Anônimo disse...

No trabalho de ciência tirei 10.
Eu promovi o site e coloque num link no Facebook também no twitter no tumbrl e no orkut!
Beijos anônimo

Décio disse...

Muito obrigado pela divulgação, isso incentiva a gente a continuar com o trabalho.

Valeu!!

Anônimo disse...

bom,masgttrhggr6thyytfrrdy5r!?/~~^'~´

mariana oliveira disse...

amei show o melhor site q eu já entrei(^^^)