24/05/10

30 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE A COPA DO MUNDO



A competição foi criada pelo francês Jules Rimet (sim, o mesmo cara que deu nome à taça conquistada pelo Brasil em 70) no ano de 1 928. A primeira Copa do Mundo ocorreu no Uruguai em 1 930.

No total, 16 seleções participaram da primeira Copa, todas convidadas pela FIFA.

A única Seleção que participou de todas as Copas foi a brasileira.

O primeiro gol brasileiro da história das Copas do Mundo foi feito pelo jogador Preguinho na Copa de 1 930 e foi contra a Iugoslávia.

A primeira vitória brasileira em Mundiais foi na Copa de 1930 contra a Bolívia. O Brasil ganhou de 4 a 0.

O uruguaios (os donos da casa!) venceram a primeira Copa do Mundo. Nas duas Copas seguintes, o campeão foi a Itália.

Na Copa de 1 934, o Brasil passou pela primeira fase sem jogar. O Motivo? O Peru, que era seu adversário, acabou desistindo.

O primeiro brasileiro campeão em uma Copa do Mundo foi o jogador Amphilóquio Marques, que participou da Copa do Mundo de 1 934… pelo time da Itália!

Por causa da Segunda Guerra Mundial, o torneio permaneceu suspenso entre os anos de 1 942 e 1 946. Os jogos olímpicos também foram suspensos durante a grande guerra.

Como todos sabem, a Copa do Mundo de 1 950 foi no Brasil. O time brasileiro chegou à final confiante na vitória, mas acabou perdendo por 2 a 1 para o time do Uruguai. O jogo aconteceu diante de uma platéia de 200 mil pessoas.


Clique aqui para continuar a leitura.

Clique aqui e acesse as nossas mais incríveis e fantásticas curiosidades.

Clique aqui e veja nossas curiosidades e citações no Facebook.

2 comentários:

Fabio Marmitt disse...

13 Seleções participaram da primeira copa: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Uruguai, Peru e Romênia

Felipe Santos disse...

que da hora! A parte da segunda guerra eu não sabia e achei muito correto, já a parte do Pelé é um orgulho nosso né? Muito legal mesmo e me ajudou na pesquisa da escola. Parabéns.